01 – Criando um primeiro programa em Java


Criar um primeiro em Java não parece ser algo tão difícil para quem já aprendeu o mínimo necessário para programar. Apesar de utilizar outros conceitos de programação, programar em POO(Programação Orientada a Objetos) não é complicado como dizem e para ser sincero, acho que muitos gostam mesmo é de colocar medo nas pessoas que estão aprendendo a programar.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Bem, vou sim pegar o velho exemplo do Hello World e por que não?

Nome do arquivo: HelloWorld.java

 public class HelloWorld{
    public static void main(String[] args){
       System.out.println("HelloWord!!");
    }
 }
 

Bem, vamos lá fazer algumas considerações que entendo que são práticas.

  1. Quando for criar um arquivo para um classe, obrigatoriamente você deve nomear este arquivo com o mesmo nome de sua classe.
  2. Para executar seu código, ele deve ficar dentro de uma classe main, que será a classe principal a ser chamada pelo programa.
  3. Prestar bastante atenção às palavras reservadas, pois Class não é o mesmo class para o compilador Java.
  4. Para as pessoas que viram um pouco de C, o comando para exibir mensagens na tela era o printf e aqui é utilizado em um método do Java chamado println, que em outras palavras poderíamos dizer “escreva e pule uma linha”.
  5. Ah, método? Sim, a grosso modo método é uma função. Para os que já programaram em C e estão indo para o Java, imagino que o professor ou o guru de alguém que esteja lendo isso já lhe disse o que é uma função em C.
  6. Ah, por que public? Bem, entendo que é porque se trata de um tipo de método que todos possam acessar. Sim, pelo que me lembro existem 3 tipos de atribuições para seus métodos: public, private e protected.
  7. Caramba e static, o que é isso? Bem, uma variável(ou atributo) ou um método declarados como static em Java quer dizer que o seu programa Java já terá na memória uma área alocada especialmente para ele quando o programa for compilado.
  8. E o void? WTF? Bem, o void quer dizer que este método(me refiro ao método main) não retorna nada. Sim, um método pode ter seu retorno em int, boolean, float e outros tipos, mas o void não retorna, pois você só precisa declarar  este tipo de função(método) caso seja necessário apenas executar  apenas uma tarefa.
  9. String[ ] args são os argumentos passados para o método, no caso acima não há argumento algum.

Observação em Off:
Se estiverem utilizando o Bluej e este erro(java uses unchecked or unsafe operations) surgir em sua tela enquanto estiverem compilando os arquivos de exemplo, o motivo deve ser porque o aplicativo BlueJ deve estar sendo executado em somente leitura.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

próximo post: https://mastigado.wordpress.com/2014/11/06/02-configurando-o-seu-java-para-programarmos-e-compilarmos-inclusive-o-path-da-sua-maquina/

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: