01 – Primeiro programa em C# – Aquele Hello World básico


Bom, hoje vou deixar aqui este primeiro post de C#, pois ando fazendo umas aulas e vou compartilhar o que for aprendendo neste blog. Recetemente li o livro Visual C# 2010 Express – Aprenda a programar na prática e digo para os que querem aprender a utilizar o Visual Studio como ferramenta de desenvolvimento, vale a pena a compra, pois aqueles que não sabem nada sobre a ferramenta(como eu não sabia), garanto que o básico para fazer alguma coisa, vocês terão. Nenhum Hello World ficará impune:-)! Imagino que por consquência vou oferecer algumas dicas do próprio Visual Studio, até porque não uso o Bloco de Notas para programar em C#.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Vamos lá então?

1 – Abra o Visual Studio(no meu caso é o 2010 Professional), vá no menu File > New > Project e na janela em que se abrirá, no canto esquerdo marcaremos Visual C# e em seguida, no direito marcaremos Console Application. Criei um projeto com o nome de ConsoleHelloWord para um pequeno teste.

Solution Explorer

Solution Explorer

2 – Após nomear o projeto, no canto direito do Visual Studio podemos ver o Solution Explorer, que é uma área reservada para colocarmos nossos projetos dentro desta solução(Solution). No nosso código ele ficará como namespace, que seria equivalente ao package do Java.

3 – E no Solution, cada projeto fica organizado contendo pastas como Properties que contam com seus respectivos arquivos Assembly que guardam informações daquele projeto e References, que guardam as referências das especificações de tudo o que está ligado aquele projeto em questão. Lá você pode encontrar como a definição de uma assinatura de entrada e saída de algum método utilizado no projeto ou da própria linguagem do C#.

Solution Explorer expandido

Solution Explorer expandido

4 – Logo abaixo, no nosso código, a classe Console tem disponível alguns métodos que são identificados pelo detalhe rosa na listagem de métodos. Segundo meu professor de C#, os outros métodos que não estão em rosa são da classe, pois toda a classe em C# herda de object como no Java.

Método para escrita na tela

Método para escrita na tela

5 – Finalmente o código(aquele básico código).


using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace ConsoleHelloWorld
{
   class Program
   {
      static void Main(string[] args)
      {
         Console.Write("Hello World");
         Console.ReadKey();
      }
   }
}

6 – Como podemos ver, meu namespace ficou lá em cima da classe Program, porém vale lembrar que o nome ConsoleHelloWorld faz referência ao nome da Solution e não ao do projeto que também leva o mesmo nome.


namespace ConsoleHelloWorld

7 – Dentro de minha classe principal Main há uma chamada para a classe Console e seu método Write para que seja escrito algo na tela do console, mas quando executamos o programa com F5, imediatamente a tela é fechada e por isso, chamamos devemos chamar outro método que “segure a tela” a espera de outra tecla digitada, neste caso o método ReadKey().


static void Main(string[] args)
{
   Console.Write("Hello World");
   Console.ReadKey();
}

8 – Vale lembrar que a classe Console está inclusa dentro de System, uma biblioteca que contém vários métodos e classes utilizados na programação C#. Dentro de Console, podemos encontrar métodos como Clear(), Read(), ReadKey(), ReadLine(), Write() e WriteLine().

using System;

🙂

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: