Renomeando pastas e arquivos inválidos no Linux usando convmv


Hoje, fazendo uma restauração de backup no pc, tive um problema que de vez em quando me aparece, arquivos e pastas com nomes inválidos. Isto não é novidade para quem faz e restaura backup tanto de Linux quanto de distribuições Windows e Mac. Navegando pela net encontrei várias alternativas que até poderiam ter resolvido sim o problema, pois acho que um simples comando rename com alguns parâmetros de expressões regulares resolveria, mas o meu foi resolvido utilizando o pacote convmv.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Você dar um apt-get install convmv se estiver utilizando alguma distribuição baseada em Debian e em seguida o comando abaixo.

convmv -r –notest -f windows-1252 -t UTF-8 /nome_da_pasta

No meu caso, estava utilizando a distro Big Linux 12.04(baseda no Ubuntu 12.04), que por sinal foi descontinuada, mas já continha o pacote. Se você não estiver usando um distro baseada em Debian, vai ter de ver se o pacote já existe, caso contrário, terá de instalar na mão, contudo não é um bicho de 777 cabeças.

A fonte, é claro, eu não poderia deixar de citar. Resolveu meu problema.

fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/arquivos-e-pastas-com-codificacao-invalida-no-ubuntu-1104

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

Deixe uma resposta

