Instalar Windows 7, 8, 10 e 2008 R2 em um hd(externo) conectado na USB


Olá para todos!

Há alguns dias atrás postei aqui sobre como instalar o Windows 8 ou 10 em um hd conectado na USB e expliquei que o método seria de uma forma questionável porque se trata de uma maneira um pouco manual de fazê-lo. Contudo, depois de ler alguns blogs e fóruns sobre o assunto, mesclei alguns destes guias e cheguei em um denominador comum para mim. Para quem não sabe, quando você tenta instalar o Windows 7, 8, 10 ou 2008 R2 em um hd USB a mensagem que lhe é retornada na instalação é Windows cannot be installed to this disk. Setup dows not support configuration of or installation to disks connected through a USB or IEEE 1394 port, que quer dizer que você não pode instalá-lo em um dispositivo USB.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Apesar de tentar simplificar ao máximo, não parece ser tão simples no começo porque depende de alguns arquivos que em determinados momentos podem não estar disponíveis para download com o tempo.

Sei que o Windows 7 já está ficando velho e que para alguns não mais interessa instalá-lo e o Windows 8 (que era a novidade da vez) até alguns meses tava bombando, de repente aparece o Windows 10. Mas como havia dito no post citado acima, não dá para instalar o SQL Server 2008 R2 no Windows 8 ou 10 e por causa disso e outras razões e circunstâncias e que por isso precisei instalar o Windows 7 num hd USB e utilizar o SQL Server 2008 no hd usb.

O nível de compatibilidade do Windows 7 com este método não é dos melhores, funciona na maioria dos casos, mas não em todos. Já o Windows 8 funciona bem e no Windows 10 melhor ainda!

Neste tutorial usarei o Windows 7, mas como disse acima o método é igual para o 7, 8, 2008 e 10.

Veja a taxa de compatibilidade de funcionamento deste tutorial (segundo minhas experiências e o relato da galera):

  • Windows 10: 100% compatível.
  • Windows 8: 100% compatível.
  • Windows 7: 70 a 75% compatível.
  • Windows 2008 R2: 70 a 80% compatível.

Vamos lá então, para instalar o Windows 7 em um hd USB você precisará seguir os passos que descrevo a seguir e se eu não me engano, ter pelo menos uns 15 a 20gb de espaço no disco que será instalado. E lembrando para todos, ISTO NÃO É UMA INSTALAÇÃO LIVE.

– Baixe o Automated Installation Kit(AIK) para Windows 7 no site da Microsoft neste link e monte esta imagem em um drive virtual.

– Crie uma pasta com o nome de Windows Instalação e outras duas dentro dela com os nomes de WAIK Files e Windows Files.

– Baixe o arquivo  NT6.X_fast_installer_100219.7z  neste link ou vá direto para o link do fórum dos caras que escreveram um tutorial sobre isso(pois é sempre dar uma lida a mais) e descompacte o conteúdo do arquivo baixado no diretório  WAIK Files que você criou. No final deste post, eu criei um link para download da pasta WAIK com todos os arquivos que você irá precisar, caso não consiga baixar nestes links.

– Dentro do diretório de instalação do Windows AIK, dentro da pasta Arquivos de Programas, copie estes 3 arquivos:
Bcdboot.exe, Bootsect.exe e Imagex.exe e descompacte também no diretório WAIK Files que você criou, porém eu quero fazer uma observação referente a estes 3 arquivos, pois quando fui procurá-los no diretório de instalação do WAIK, encontrei versões diferentes destes executáveis, uma era I64, outra Amd64 e a última i386. Então peguei todos eles e coloquei dentro de pastas separadas para caso de acontecer algum problema na instalação, eu ter outra opção para teste. Pois veja bem, eu precisei instalar o Windows 7 64bit e portanto, peguei somente os arquivos referentes a esta arquitetura(no caso Amd64) e coloquei dentro do diretório de instalação do WAIK, mas isso é só uma suposição, pois acho que funciona com qualquer uma das versões, mas, por via das dúvidas separei tudo certinho e também coloquei no link para download no final do post.

– Monte uma imagem de seu dvd do Windows 7 em um drive virtual ou coloque o dvd de instalação no drive e em seguida, copie todos os arquivos para a pasta Windows Files.

– Agora, você tem 2 opções(eu prefiro a 2ª).

  • A 1ª é seguir os passos deste tutorial que fiz para instalação de Windows via pendrive ou dispositivos USB e pular a parte que falo para copiar todo o conteúdo do dvd do Windows para dentro do pendrive ou dispositivo USB que você vai preparar.
  • A 2ª é ir em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Gerenciamento de Disco, escolher qual partição deseja formatar e depois torná-la ativa(segundo consta também é importante deixá-la como partição primária porque é onde a instalação do SO irá ocorrer).  Entendo que desta forma é mais fácil porque você pode inserir mais de uma partição no mesmo dispositivo e depois escolher em qual delas instalar o SO, ao contrário da primeira que além de ser mais burocrática, apaga tudo o que tem no seu dispositivo. Vale lembrar que desta forma, para deixar a partição que irá hospedar o SO como ativa(o que é fundamental), você terá de criar uma partição sem formatar, depois clicar com o botão direito, marcá-la com ativa e só em seguida formatá-la.
Particionador do Windows 7

Coloque seu SO da maneira que mais lhe agrade.

-Depois disso, você deverá ir na pasta WAIK Files que você criou anteriormente, clicar com o botão direito no arquivo installer.cmd e depois clicar para executar como Administrador. Feito isso, deverá abrir a tela abaixo.

Installer.cmd. O arquivo instalador.

Installer.cmd. O arquivo instalador.

– Em seguida, você pressiona Enter e na janela que se abrirá, vá até a pasta sources do seu dvd de instalação do Windows 7 e selecione o arquivo install.wim.

Dentro do diretório sources está localizado o arquivo.

Dentro do diretório sources está localizado o arquivo.

– A seguir, ele pedirá que você escolha qual a versão do SO que deseja instalar.

Selecione qual o tipo de SO deseja instalar.

Selecione qual o tipo de SO deseja instalar.

10º – Logo após escolher o tipo de SO, o programa pedirá que você defina qual a letra do dispositivo que será instalado o SO e qual a letra do setor de boot(que deverá a mesma letra para os dois, de preferência).

Escolha qual letra será atribuída à unidade que receberá a instalação.

Escolha qual letra será atribuída à unidade que receberá a instalação.

11º – No final, ele irá perguntar se você está instalando o Windows em um dispositivo USB, responda que sim.

Defina se é ou não para um dispositivo USB que será instalado o Windows.

Defina se é ou não para um dispositivo USB que será instalado o Windows.

12º – Depois, é só aguardar o instalador preparar o seu hd com a instalação do Windows 7 e ao final, ele pedirá para que você reinicie o pc para continuar a instalação.

Transferência de arquivos para o dispositivo USB é iniciada

Transferência de arquivos para o dispositivo USB é iniciada

Inicie o dispositivo em um periférico com suporte a boot USB para ser instalado o SO.

Inicie o dispositivo em um periférico com suporte a boot USB para ser instalado o SO.

Fácil né :-)?

Fontes:

fonte 1: Muito boa fonte, mas do jeito que ele explicou, eu não consegui fazer, mas me ajudou cerca de 90%;

fonte 2: Tutorial do Igor Seiji para instalação do Windows 8 em hd USB. Muito bom também, vale a pena dar uma olhada, me ajudou a compreender o que o cara do link acima dizia e eu não entendia.

O link para download dos arquivos da pasta do WAIK Files está aqui(já tô usando o novo Megaupload).

Informação atualizada em 20/09/2013.

OBSERVAÇÃO(SE ACONTECER ALGUMA FALHA DURANTE O BOOT): Caso na primeira vez em que você esteja iniciando o seu sistema operacional Windows 7 rodando na USB, apareça uma tela azul, você deve tentar entrar em modo de segurança, para então depois tentar inicializar em modo normal. Se ainda assim não der certo, você pode tentar outros caminhos.

– Você também pode consultar qual o erro que está ocorrendo pelo minidump.

Vá em C:\Windows\Minidump(a pasta pode estar oculta). OU, os dumps podem estar guardados dentro de C:\Window\memory.dmp.

Caso contrário, 2 alternativas podem ser tentadas.

– Alternativa A:

Instalando o HD na SATA e depois movendo-o para a USB(todo o processo do zero novamente).

  • Coloque o HD SATA disk no seu pc,
  • Você deve criar uma nova partição a marcá-la como ativa antes de dar o boot com o dvd do Windows 7,
  • Seguindo, clique no setup do dvd do Windows 7,
  • Crie uma partição no seu hd SATA (se já não tiver sido criada antes),
  • Utilize o diskpart para marcar esta partição como ativa (se ela não for a única partição do seu pc),
  • Instale o Windows 7,
  • Dê o boot pelo hd SATA dentro deste novo Windows 7 que você instalou,

Rode o cmd como administrator e digite(Esta configuração pode ajudar em alguns problemas com paginação):

reg add “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management” /v DisablePagingExecutive /t REG_DWORD /d 1

  • Execute o arquivo usbbootfix.bat
  • (opcional) Execute o arquivo StorageBootStart.bat . Isso fará com que todos os controllers de drivers conhecidos sejam setados para Start=0.
  • Prós: Este procedimento aumenta as chances de ter o procedimento bem sucedido em vários tipos de máquinas.
  • Contras: Aumenta o tempo de carregamento, deixa o boot mais lento.
  • Em seguida, desligue seu Windows 7.
  • Desconecte o seu hd SATA e coloque no case USB para dar o boot novamente.
  • Dê o boot from USB.

3º – Alternativa B:

Se o seu problema é no disk.sys você pode tentar fazer isso:

  • bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {default} device partition=c:
  • bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {default} osdevice partition=c:
  • bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {bootmgr} device partition=c:

E se não der certo, faça isso:

bcdedit /store x:\Boot\BCD /set {default} path \Windows\system\boot\winload.exe

Informação atualizada em 24/09/2013.

4º – Alternativa C

Outra tentativa a ser feita pode ser depois de ter feito todo o processo de instalação do Windows na USB e antes dar o boot, abra o terminal como administrador e digite linha por linha:

  • reg load hklm\temp x:\Windows\System32\config\SYSTEM
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbccgp /v group /d “System Reserved” /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbccgp /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbehci /v group /d “System Reserved” /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbehci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbhub /v group /d “System Reserved” /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbhub /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbohci /v group /d “System Reserved” /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbohci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbuhci /v group /d “System Reserved” /f
  • reg add hklm\temp\controlset002\services\usbuhci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
  • reg unload hklm\temp

Onde x: é a letra que corresponde ao seu HD USB que contém o Windows 7.

Informação atualizada em 26/02/2015

Vou deixar aqui alguns comentários que achei que podem ser relevantes para o problema da tela que “às vezes” surge!

Olha só, uma pessoa de codinome xpi, entrou aqui no blog e comentou da seguinte forma: “Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post.”. Eu ainda não tentei fazer isso, mas sugiro que você tente e caso funcionar(ou não), volte aqui e poste o resultado, pois também tive problema com isso e não dei a devida atenção a solução desta pessoa, pois já estou rodando o Windows 8 no meu pc”.

Um outro usuário de nome cd7116 deixou o seguinte comentário: “Quero deixar uma nota para quem quiser instalar o hde em outro computador: depois que acabar a instalação e configuração do windows, dê boot pelo usb. Abra o cmd.exe como admin e digite \windows\sistem32\sysprep\sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown este comando elimina a cache do sistema e encerra o pc. conecte o hde em outro computador, dê boot pelo usb e ele vai rodar certinho, sem tela azul”.

Informação atualizada em 04/04/2015

Eu tenho um mini servidor caseiro rodando Windows 7 na USB e digo que ao atualizá-lo algumas vezes, chega uma hora que ele não inicia mais, nem mandando restaurar sistema. Com certeza existe uma maneira de ele atualizá-lo sem ter problema, mas eu ainda não descobri esta façanha, então o que tenho a dizer é: pensem bem se precisam mesmo atualizar este Windows 7 na USB.

Informação atualizada em 26/02/2016

Fiz a instalação utilizando o Windows 10 e o procedimento é o mesmo feito no tutorial.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

181 Responses to Instalar Windows 7, 8, 10 e 2008 R2 em um hd(externo) conectado na USB

  1. giuliano says:

    ola amigo posso instalar tb o xp desta forma?

    Curtir

    • mastigado says:

      Olha, eu considero 90% de chances que sim, mas não coloquei isso aí porque o Windows 7(que é o que todo mundo uso agora) já está indo embora, quanto mais o XP que nem driver para som tem mais.

      Curtir

      • fabio says:

        caranba aqui deu 100% certinho ta rodando que é uma beleza, pra quem não conseguiu ou ficou com a tela azul é porque não soube fazer, muito obrigado ao mastigado, o unico tutorial da internet que fuciona de verdade é esse ai. não adianta procura outro. parabens mesmo me ajudou muito, pois faço manutenção em computadores e precisava muito disso.

        Curtir

      • mastigado says:

        Pô cara, valeu! Valeu mesmo! Muito obrigado por seu agradecimento.

        Curtir

  2. Paulo says:

    Cara depois de reiniciar não acontece nada.

    Curtir

    • mastigado says:

      Qual é a sua dúvida?

      Curtir

      • Paulo says:

        cara depois q eu reinicio o pc nao acontece nada, o programa deveria abrir sozinho? Depois de reiniciar o pc e coloco pra da boot pelo hd externo e da um erro e pronto.

        Curtir

      • mastigado says:

        Meu caro, eu não vou te responder com clareza o que você deve fazer porque não sei se você pode ter pulado um passo ou alguma instrução que não fez corretamente. O que posso te orientar é tentar utilizar o outro método que descrevi aqui no blog ou repetir este aí com mais atenção, até porque para conseguir fazer isso funcionar, formatei mais de 15 vezes seguidas durante alguns dias até executar os passos de forma correta. Não estou dizendo que esta instalação é do tipo “pega no tranco”, mas sim que se não tiver atenção aos passos, vai errar.
        Eu não sei como está o seu hd, se foi reparticionado, se há algum vestígio de gerenciador de boot na mbr, se há algum sistema de restauração oculto nele e não sei qual o seu nível de conhecimento sobre particionamento de discos, até porquê apanhei muito para fazer este tutorial, por isso sei que funciona muito bem, porque não sou um usuário avançado. Se você der uma olhada nos tutoriais que tem por aí sobre este assunto, verá que tentei “mastigar” ao máximo este, até porque não é tão simples.

        Curtir

      • Paulo says:

        Vlw. Consegui resolver!

        Curtir

      • mastigado says:

        Pô meu amigo, que bom. Saiba que não vou postar um tutô deste tamanho sem ter testado muito antes.

        Curtir

    • Francisco says:

      como voce fez para começar a instalação depois que reiniciou? pois aqui faço todo processo é quando reinicio o computador não acontece nada.

      Curtir

  3. Davidson says:

    Cara, aqui não funcionou, coloquei para dar boot pelo hd externo no setup (bios), repeti todo o processo por 3 vezes e nada, ele tenta inicializar e até aparece as opções de modo seguro e tal, mas quando seleciono uma opção ele tenta inicializar e reinicia o pc.

    Curtir

    • mastigado says:

      Qual versão do Windows você está tentando instalar?
      Retire todas as partições do seu hd, utilize o Hiren’s Boot ou algum cd do LInux para reparticionar se for o caso, pois algum vestígio está te atrapalhando. Você tem que se certificar de que sua mbr está limpa. Se este procedimento estiver feito corretamente e se você fizer o passo a passo corretamente, vai funcionar.

      Curtir

  4. Fábio says:

    Olá!
    Consegui instalar e fazer rodar. Apesar que dá primeira vez da Tela azul, entro no Safe mode e depois no normal e funciona tudo legal.
    Agora tem um detalhe: O windows fica dando msg de pouca memória direto! Você tem esse problema? Você sabe como resolver isso? Percebi que ele não cria o arquivo de paginação…

    Curtir

    • mastigado says:

      Olá Fábio, no meu caso tenho pouco memória disponível e toda a vez em que reinicio o meu pc, aparece uma tela pedindo para eu ajudar a melhorar o desempenho para programas ou serviços em segundo plano, pois utilizo um NetTop com processador Intel Atom 1.6ghz, 3 gigas de RAM, Windows 7 64 bit Ultimate, SQL Server 2008 R2, uma VM Ware rodando um Debian Linux utilizando 1 giga de ram da máquina e no final das contas, só me sobram 2 gigas para rodar o Windows e seus aplicativos.
      Quanto ao seu problema com arquivos de paginação, conectei nesta minha máquina Windows rodando na USB e segui em Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do Sistema > Avançado > Desempenho(Configurações) > Avançado > Memória Virtual(Alterar). Chegando lá, vi que a opção sem arquivo de paginação estava habilitada, contudo você pode habilitar a paginação marcando a opção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades. Eu não faço esta alteração porque a partição que instalei o meu Windows 7 só tem 20 gigas e por isso não quero que ela aumente o seu tamanho sem eu estar ciente disso.

      Curtir

      • Fábio Nogueira says:

        Fiz esse procedimento! (Essa mesma tela aparece pra mim) Mas ao reiniciar, a mesma tela aparece e com o tempo em uso, aparece a msg de pouca memória. 😦 Vou fazer uns testes… e reporto aqui pra você. Abração

        Curtir

      • mastigado says:

        Ok, teste aí e me diga qualquer coisa.

        Curtir

  5. Renato says:

    Aqui eu fiz nos dois modos e sempre da tela azul… o windows para de carregar em driver disk sys. Estou tentando aplicar esse procedimento pq acho q meu hd interno deu pau…para de carregar em driver disk

    Curtir

    • mastigado says:

      Tente fazer o procedimento em outra máquina, pois pode não ser o seu hd.
      Não sei se é o seu caso, mas existem máquinas novas que estão vindo com o serial do Windows 8 gravado na BIOS e nestas, eu ainda não fiz o teste.

      Curtir

  6. Diego Silva says:

    Depois de reiniciar eu posso colocar o hd externo em qualquer pc???? porque meu notebook queimou o hd, mas quando eu coloco o hd la, aparece a tela azul, tentei no pc e apareceu que estava faltando bootmgr???? ja fiz umas 6 vezes…..ajuda ae vlw

    Curtir

    • mastigado says:

      Meu amigo, acho que se seu notebook queimou o hd, não faz sentido você colocar um na usb. Eu também não entendi quando você diz “quando coloco o hd la”, lá onde? Na porta SATA ou na USB?

      Curtir

  7. Diego Silva says:

    no pc o hd funcionou direitinho….mas quando eu digo: “coloco o hd la” quero dizer no notebook…eu coloco o hd externo “USB” com o windows instalado mas o notebook para na tela azul…ele até carrega mas na parte iniciando o windows aparece a tela azul…lembrando que no pc desktop o hd externo inicia o windows funciona direitnho…o notebook ta com o hd “SATA” queimado e eu queria funcionar ele pelo hd externo USB…será que funciona?????espero ter sido claro….Vlw pela a ajuda…

    Curtir

    • mastigado says:

      Vamos lá. Parto do princípio que você deve ter um HD de no mínimo 20 gigas exclusivo para o computador onde você quer instalar e que esteja completamente limpo. Então, com base nisso é preciso saber se você está tirando o HD do PC e depois colocando no notebook ou você está fazendo uma instalação do zero no notebook? Se sim(estiver fazendo uma instalação do zero), como está particionado este hd? Você limpou sua mbr corretamente? Há algum sistema de restauração de SO instalado neste HD remanescente? Está bom realmente? Já passou o SeaTools(aplicativo da Seagate que verifica o estado do HD) nele para ter certeza disso? O seu notebook veio com Windows 8 instalado?

      Curtir

      • Diego Silva says:

        eu estou tirando o hd do pc e colocando no notebook (lembrando que ja finalizei a instalação do windows no hd externo)…pois só consegui terminar a instalação no pc..porque no notebook ele parava na tela azul…eu criei uma partição só para o windows com 120gb livre…e outra parte é arquivos pessoais meu esta em outra partição…creio que limpei corretamente pois formatei ele em NTFS…não tem nenhum sistema de restauração no hd….meu notebook veio com windows 7 ultimate nele…..só que o hd sata dele ele nem reconhece….até aparece o hd la mas quando chega na hora de escolher ou criar uma partição ele não faz no hd sata nem mostra a capacidade do hd….to perdido acho que o melhor é comprar um novo hd sata pra ele..vlw pela a ajuda brow

        Curtir

      • mastigado says:

        Bem, vale lembrar que eu não estou do lado do seu pc para saber realmente o que se passa(quais são os outro fatores que estão fazendo-o travar).

        • Em primeiro lugar, eu não posso dar certeza que se instalando o hd em um pc e colocando no outro irá funcionar, portanto não recomendo fazer isso.
        • Segundo, eu testaria com um HD LIMPO, sem nada, com apenas uma partição, para ter certeza de que não há nenhum vestígio.
        • Terceiro, eu não sei o estado deste seu notebook, pois pode ser que ele tenha alguma trava na BIOS por conta do Windows Ultimate, falha de memória ou outro componente, mas isso você só vai poder
          comprovar depois de seguir as primeiras observações.

        Se você estiver tentando instalar o Windows 8 e se ainda assim estiver achando muito complicado este tutorial, utilize o outro que postei anteriormente, pois existem coisas que não dá para a gente queimar etapas.

        Curtir

  8. Bosco Barros says:

    Muito obrigado! Estava precisando disso.

    Curtir

  9. guigator says:

    tem que estar em fat 32?

    Curtir

  10. Emerson says:

    Caro Mastigado,

    Fiz o procedimento e não boota. Tenho algumas duvidas, você manda montar com um drive virtual a iso, mas o que eu faço com ela?

    Curtir

    • mastigado says:

      Olá Emerson.
      Sugiro que você refaça o procedimento tendo certeza de que seu hd esteja totalmente limpo, inclusive em sua mbr.
      Quanto a iso, você tem razão, pois quando montei este tutorial, acabei pegando alguns passos de outras pessoas e curiosamente reescrevi algo que em outros tutoriais eram utilizados, mas não neste meu, segundo a minha interpretação. Talvez neste fim de semana, terei de fazer uma instalação em outro pc que não porta SATA disponível e provavelmente redigirei a parte que trata da iso.

      Curtir

  11. Rayam Arnaud says:

    Boa noite,

    Estou com problemas no passo 8. Quando vou selecionar o arquivo “install.wim” está dando alguns erros. Quando vou selecionar o arquivo pela cópia do cd que está no HD externo, diz que não há arquivo selecionado e fecha a janela. Quando vou selecionar o arquivo direto no meu cd do Windows, diz que a versão do imagex.exe não é compatível com a versão do meu windows (estou querendo instalar o windows x64 tbm). Será que você pode me ajudar ?!?!

    Curtir

    • mastigado says:

      Olá Rayman, boa noite.

      Desculpe a demora na resposta, pois eu estou refazendo passo a passo para dar uma esclarecida em alguns pontos que podem ter ficado um pouco obscuros.
      Olha, quanto ao arquivo install.win, você pode seguir o passo a passo ou baixar a pasta que compactei e que está igual a de minha instalação.
      Quanto a versão do imagex.exe, também está contido na pasta que compactei.
      Mas, depois de refazer o processo neste final de semana, digo que a dica maior é o fato de SEMPRE manter a partição onde estará o Sistema Operacional(e apenas ela) como ATIVA.

      Curtir

  12. Rayam Arnaud says:

    Vou esperar a nova versão do tutorial para tentar de novo. Mas valeu pela dica. =D

    Curtir

    • mastigado says:

      Meu caro, bad news!

      Eu estou provando do meu próprio remédio. 😦
      Neste sábado para domingo, passei boa tarde do tempo tentando instalar o Windows 7 dentro de um case USB, só que desta vez, em outro PC.
      Resultado: Retirei todos os periféricos do PC(placa de video, hds, outras placas pci), deixando apenas uma unidade de DVD SATA e o meu HD ligado na USB, para que não houvesse erro. Este meu pc é um Core 2 Quad, 2.0 Ghz, com 8 GHZ DDR3 e toda a vez que eu tentava dar o boot pelo HD, recebia uma tela azul de cara. Tentei de tudo, entrei em modo de segurança e etc, mas não teve jeito de instalar o Windows 7, não rolou. Mas o fato é que, peguei este mesmo HD na USB e coloquei para dar boot num pc AMD Turion X4 Black Editon com 4 GB de RAM e com uma G-Force 9500 GT e não tive problema algum.
      Qual a minha conclusão: Pode haver sim uma incompatibilidade de hardware em determinados PCs, resultando numa tela azul e não deixando a instalação prosseguir.
      O que eu poderia ter tentado ainda: Eu poderia ter retirado meu HD do case e tê-lo colocado numa porta SATA dentro do PC e caso a instalação proseguisse, tentaria novamente colocá-lo dentro do case após a instalação, para que ele continuasse funcionando na USB, mas esta seria minha última hipótese(uma pena que só me lembrei disso agora).
      O que eu fiz para resolver o meu problema: Ao perceber que poderia perder o meu domingo para um sistema operacional que não deseja ser instalado pela USB, utilizei-me do meu outro método de instalar o Windows 8 pela USB(apesar de também poder utilizar este método no Windows 8, eu já estava com PC todo aberto e “escancarado” e queria algo que funcionasse logo de cara).
      O que aconselho você fazer: Já que a sua instalação não está dando tela azul, siga os passos do tutorial corretamente que provavelmente irá funcionar. Não se esqueça de manter a partição que ficará com o SO como ativa.
      FIZ UMA ATUALIZAÇÃO NO POST EM 20/09/2013, FAVOR VERIFICAR SE A CORREÇÃO ATENDE.

      Curtir

  13. Guilherme says:

    Fiz passo a passo aqui e eu tudo certinho, cara.
    Muito obrigado, precisamos de mais gente como você que passa conhecimento.

    Eu estava perdidinho, mas teu resumo me deu uma luz e agora está tudo nos conformes…
    Valeu amigo!

    Curtir

  14. Lucas "Bola" says:

    mastigado,
    supondo que eu tenha plena certeza, de que todos os passos foram executados corretamente, o que deveria acontecer após reiniciar a máquina.

    Curtir

    • mastigado says:

      Caríssimo.
      Eu já fiz esta instalação algumas vezes e numa delas, especificamente em meu pc, tive um pequeno problema com uma tela azul do Windows 7 e não pude prosseguir. Inclusive, coloquei uma observação no final do post após este episódio lamentável(UMA INFORMAÇÃO NO POST FOI ATUALIZADA EM 20/09/2013).
      Agora, respondendo sua pergunta. Após reiniciar a máquina com boot pela usb(onde está o seu hd), a instalação do Windows deve continuar.
      Mas qual o seu problema em específico? Vocẽ não disse aqui.

      Curtir

  15. Rodrigo says:

    Olá, tudo bem?
    Estou tendo problema na hora do boot. O sistema informa que nenhum SO foi encontrado e me manda pressiona Ctrl + Alt + del.
    A partição está como ativa e primária, mas mesmo assim o problema persiste…
    Você teria alguma ideia?
    Vale observar que o meu notebook é ultrabook da samsung e tem um monte de frescura para dar boot. Consigo utilizar o meu Linux no pendrive numa boa.

    Curtir

    • mastigado says:

      Olá Rodrigo, boa tarde.

      Se ele não encontra nenhum SO, entendo que este HD tem algum vestígio em sua mbr, ou você não informou corretamente a unidade de boot.
      Creio que não faz sentido o fato de ser um ultrabook que irá te impedir dar o boot, a não ser que tenha algum hd em estado sólido aí embutido que não deixa instalar um SO a não ser que seja por ele.
      Ah, quanto o Linux dando boot normalmente pelo pendrive, sim, com certeza, sempre o Linux funciona redondo, só mesmo o Windows para dificultar a instalação em outros dispositivos, a ponto de termos de utilizar tutoriais gigantescos para resolver um problema simples.
      Mas vou repetir, limpe o seu HD completamente, utilize um Hiran’s Boot, formatador de baixo nível ou outra coisa para limpar este HD, pois se não encontra o boot, tem alguma coisa atrapalhando aí. Se você estiver usando Ubuntu ou Debian no pendrive, utilize o Disk Utility ou Utilitário de Unidades(é o mesmo programa) e retire por lá mesmo, é modo gráfico, bem fácil de mexer. E quando for preparar novamente o hd, vá até o Windows e marque como ativa a partição. Fazendo este passos corretamente, ele vai entrar no boot sim.

      Curtir

      • Rodrigo says:

        Olá, muito obrigado pela sua atenção e ajuda.
        Fiz o que você falou e deu certo, contudo quando o SO da boot no windows 7 ele cai na tela azul. Mesmo quando entro no modo seguro da tela azul… Vou tentar com o Windows 8.
        Eu falei da questão de ser um ultrabook devido ao excesso de frescura que botaram na bios. Eu não sei se aquele ‘OS mode selection > CSM OS’ e outras configurações da BIOS podem atrapalhar o boot… Ainda estou na luta para ter este Windows fora do meu Ultrabook.
        ObS.: Tentei várias vezes dar o boot no Windows 7.

        Curtir

      • mastigado says:

        Sim, um caso parecido com um que aconteceu comigo. Com o Windows 8 provavelmente deverá funcionar, PORÉM, UMA INFORMAÇÃO NO POST FOI ATUALIZADA EM 20/09/2013. FAVOR REAVALIAR.

        Curtir

      • jeann carlos says:

        o meu tem um monte de frescura tbm… quando vc ntra no menu e tem a ordem de boot tem tbm o modo de boot. o meu vem com UEFI e alguma coisa bios.. vc tem q selecionar a opçao q tiver o nome de bios

        Curtir

      • mastigado says:

        Onde você está no tutorial especificamente?

        Curtir

      • Bruno Salgado says:

        Boa noite!!!

        Ótimo tuto! =) Deu tudo certinho, só deu um problema >.< pelo meu desktop, o windows 7 rodou numa boa pelo USB, porém quando passei o HD para o notebook, para na tela azul após o logon. Já tentei reiniciar por Modo de segurança mas não deu em nada =/ Alguma ideia???

        Obrigado!

        Curtir

      • Bruno Salgado says:

        Tentei, mas ñ consigo fazer essa alteração =/ estou tentando colocar um HD que fiz a instalação do Windows em um notebook “o HD é de note”. Não consigo nem localizar essa opção. O erro que aparece pra mim é exatamente o do cara que você mandou o link para eu consultar. Alguma outra idéia?

        Curtir

      • Mastigado says:

        Olha só, atualizei uma informação no post no dia 20/09/2013. Você já tentou seguir estes passos? Mas ainda assim eu não garanto 100%.

        Curtir

  16. Cara, pra ele extrair o WIN File, acusou que vai demorar mais de 2hrs, vi no seu “print” que levou uns 10 minutos, isso é normal? na hora da partição, só posso fazer NTFS ou EX-Fat, isso tem algo a ver? se puder da uma luz, comprei um externo pra arrancar o HD 2,5 e por no notebook, mais é aqueles hds novos (M3) e vi essa a unica solução, se não perdi R$300 conto e isso vai doer no bolso…

    Curtir

    • mastigado says:

      Vai tranquilo que rola. Se na hora de criar a partição só aparecem NTFS ou Ex-Fat, exclua todas as partições do disco e recrie novamente(mas isto não é necessário, pois você deveria utilizar o NTFS). Recomendo só excluir e recriar a partição se tudo estiver muito lento mesmo, mas isto também pode depender do seu hardware. Agora, eu não gosto daqueles HDs M3 da Samsung que vem todo lacrado, com software de recuperação de dados e com uma entrada USB soldada nele ao invés de uma SATA, pois não me dá flexibilidade se eu quiser “espetá-lo” em outro lugar além da USB. Contudo se for este o seu caso, use o Disk Part do Linux ou alguma outra ferramenta de particionamento(no cd do Hiren’s Boot tem um monte), para poder arrancar todas as partições ocultas que estão contidas neste HD, caso o gerenciador de disco do Windows não for capaz de fazer isso, pois a lentidão do disco pode ser oriunda de algo contido dentro dele.

      Curtir

  17. Henrique says:

    Aqui fica aparecendo a blue screen (tela azul) por causa de um arquivo chamado disk.sys

    Curtir

    • mastigado says:

      Mas e aí? Você está utilizando Windows 7, 8 ou o que?
      Você já entrou em modo de segurança? Retire todas as partições do seu hd(tenha certeza de que não há nenhuma por lá) e refaça o processo.

      Curtir

      • Henrique says:

        No HD “interno” está o windows 8. No externo da windows 7.
        Entrei no modo de segurança e ainda dá o mesmo problema.
        Refiz sem nenhuma partição no HD e continua com o mesmo problema.

        Curtir

      • mastigado says:

        Você consegue acessar o seu minidump e ver qual erro está dando?
        Vá em C:\Windows\Minidump(a pasta pode estar oculta). OU, os dumps podem estar guardados dentro de C:\Window\memory.dmp.

        Mas vamos lá my friend! Vou te dar 2 opções, que ainda não testei, mas que ainda vou testar para que se caso confirmadas, vou revisar o post do blog.

        Alternativa A:
        Instalando o HD na SATA e depois mova-o para a USB(todo o processo do zero novamente).
        Coloque o HD SATA disk no seu pc,
        Você deve criar uma nova partição a marcá-la como ativa antes de dar o boot com o dvd do Windows 7,
        Seguindo, clique no setup do dvd do Windows 7,
        Crie uma partição no seu hd SATA (se já não tiver sido criada antes),
        Utilize o diskpart para marcar esta partição como ativa (se ela não for a única partição do seu pc),
        Instale o Windows 7,
        Dê o boot pelo hd SATA dentro deste novo Windows 7 que você instalou,
        Rode o cmd como administrator e digite:

        reg add “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management” /v DisablePagingExecutive /t REG_DWORD /d 1

        (Esta configuração pode ajudar em alguns problemas com paginação).
        Execute o arquivo usbbootfix.bat
        (opcional) Execute o arquivo StorageBootStart.bat . Isso fará com que todos os controllers de drivers conhecidos sejam setados para Start=0.
        Prós: Este procedimento aumenta as chances de ter o procedimento bem sucedido em vários tipos de máquinas.
        Contras: Aumenta o tempo de carregamento, deixa o boot mais lento.

        Em seguida, desligue seu Windows 7.
        Desconecte o seu hd SATA e coloque no case USB para dar o boot novamente.
        Dê o boot from USB.

        Alternativa B:
        Se o seu problema é no disk.sys você pode tentar fazer isso:
        bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {default} device partition=c:
        bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {default} osdevice partition=c:
        bcdedit /store x:\Boot\bcd /set {bootmgr} device partition=c:

        E se não der certo, faça isso:

        bcdedit /store x:\Boot\BCD /set {default} path \Windows\system\boot\winload.exe

        Tente aí.

        Curtir

  18. Henrique says:

    Vou tentar hoje.
    Obrigado.

    Curtir

      • Henrique says:

        Infelizmente não consegui.
        A pasta minidump no HD USB não existe e no HD SATA está vazia. (tentei o bcdedit mas só dá erro de caminho)
        O 1º procedimento (alternativa A) eu nem tentei, não tenho como conectar na SATA.

        Um detalhe: ele não continua a instalação, simplesmente tenta iniciar o Windows e chega no disk.sys aparece a blue screen.

        Curtir

      • mastigado says:

        Olha só, depois de ter feito todo o processo de instalação do Windows na USB e antes dar o boot, abra o terminal como administrador e digite linha por linha:

        reg load hklm\temp x:\Windows\System32\config\SYSTEM
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbccgp /v group /d “System Reserved” /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbccgp /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbehci /v group /d “System Reserved” /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbehci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbhub /v group /d “System Reserved” /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbhub /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbohci /v group /d “System Reserved” /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbohci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbuhci /v group /d “System Reserved” /f
        reg add hklm\temp\controlset002\services\usbuhci /v start /t REG_DWORD /d 0 /f
        reg unload hklm\temp

        Onde x: é a letra que corresponde ao seu HD USB que contém o Windows 7.

        Curtir

  19. adriano bastos tozato says:

    Oi amigo eu tentei tbm fazer esses procedimentos mais tenho varias duvidas relacionadas ao dos amigos acima eu to fazendo a instalação no hd externo 160gb o hd é maxtor dos hd de desktop e não de notebook e estou usando um notebook, então é mais complicado pra mim, certo na hora de formatar não formata só pra fat formata como fat32 ou ntfs eu formato como fat32 e na hora de instalar o install.wim ele fala que tem que ser ntfs eu faço todo o procedimento do tutorial na hora de carregar ele fala que não encontrou o winload.exe, eu ja executei o arquivo usbbootfix.bat esses arquivos tem que colocado dentro do hd externo e depois executado?
    tipo o usbbootfix.bat e o storade?

    Curtir

    • mastigado says:

      Bom meu amigo, não sei se entendi bem o que você quis dizer por causa da pontuação confusa, mas vamos a minha interpretação.
      1º – Você pode instalar utilizando um HD IDE, SATA(2.5 ou 3.5), pendrive, cartão de memória ou HD em estado sólido, contando que seja pela USB, pois é disso que este tutorial trata;
      2º – Não importa se você está tentando instalar em um notebook, nettop, ultrabook, pc ou netbook, o tutorial foi feito para isso, mas recomendo que você somente tenha o seu dispositivo USB plugado no seu pc para fazer instalação(desconecte todos os outros dispositivos de armazenamento antes de fazer isso para diminuir a chance de ocorrer erros);
      3º – Acredito que você possa utilizar FAT32 sim, mas não recomendo porque existem várias limitações neste sistema de arquivos, como maior possibilidade de corrupção de dados e limitação de armazenamento para apenas arquivos menores que 4 gigas, enfim para diminuir as chances de dar errado, use o NTFS;
      4º – Caríssimo, o usbbootfix você deve executar se tiver problemas com tela azul e não precisa colocá-los dentro do HD.

      Curtir

  20. Charles says:

    Gostaria de te agradecer, ocorreu tudo certo!!!!!!!

    Curtir

  21. xpi says:

    Quem nunca teve uma proposta indecente de usuários, sem interesse em aprender ou relutantes pra mudar o SO em PC/Notebook/Netbook mais modernos, mantendo o XP?
    Esse tipo de instalação do XP em máquinas mais modernas, há a necessidade de ter drivers da porta SATA durante a instalação ou do contrário terá uma TELA AZUL durante ou depois à instalação. Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
    Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post.
    Equipamento em funcionamento: Core i5 / Placa mãe: Intel / HD Externo Toshiba USB 3.0/2.0

    Curtir

    • mastigado says:

      Sim meu amigo, isso vai ficar registrado aqui então, boa observação. Mas fica também uma dica, quanto mais velho SO, mais problemas você terá em máquinas novas, portanto fuja deles, faça o mais prático e simples neste caso. Outra dica(que tenho usado muito em pcs velhos) é retirar o Windows XP e colocar o Windows 8, pois é tão leve quanto e mais atual, porém em contrapartida, você pode ter problema com drivers de video e de som, ainda assim vale a pena pesar na balança, pois um SO atual é sempre feito e otimizado para hardwares atuais, por isso não compensa em investir em Windows XP numa máquina nova, mesmo sabendo da existência de usuários saudosistas, pois no final das contas quem vai ter de voltar lá quando a máquina der problema será você.

      Curtir

  22. doug says:

    queria muito poder fazer isso mas da tela azul quando aparece a barrinha de inicialização do vista…

    Curtir

  23. doug says:

    no modo de segurança para em crcdisk.sys

    Curtir

  24. doug says:

    minidump não tem e meu hd externo eh ide e meus pcs sata

    Curtir

  25. doug says:

    e o programa mostra o vista…

    Curtir

  26. doug says:

    mas soh pra constar, o programa dah a opcao, na telinha verde, do vista como suportado em cima da tela no titulo…

    Curtir

  27. Quando eu seleciono o arquivo “install.wim” ele aparece a mensagem:
    “No wim file is selected
    Press any key to exit …”

    Estou com os arquivos do windows na pasta Windows Files e selecionei corretamente o arquivo na pastar sources. O que poderia ser isso?

    Curtir

  28. vitor says:

    boa noite amigo,

    por esse metodo entao eu poderei no meu caso ficar com o windows 8 no hd do pc e rodar um outro (windows 7 por exemplo) pelo hd externo,como se fosse uma partição do hd do pc?se for isso msmo vai resolver meus problemas aqui…obrigado pela atenção.

    Curtir

  29. Olá td bem?
    Entao, eu consegui fazer o Windows rodar num notebook via o hd externo. Mas eu montei a maquina para um colega meu (que nao comprou disco rigido, apenas um hd externo de 500GB por estar muito mais barato que um interno) daí to tentando instalar o windows nesse HD dele para rodar na maquina dele, mas quando ligo o HD externo para dar boot no PC dele não acontece nada (msm mudando na BIOS), o que devo fazer?

    Curtir

    • mastigado says:

      Meu amigo.
      Como não estou em frente ao seu pc, as únicas coisas que posso dizer referente a um erro do tipo “não acontece nada”, é retirar qualquer vestígio de partição que este hd possa conter, refazer o tutorial(bem devagar) e estar certo de ter marcado a partição do SO como ativa.

      Curtir

      • É cara a solução foi essa mesmo. Eu tentei umas 4 vezes, na 4ª vez deu certo e o HD externo deu boot e consegui prosseguir com a instalação. Me lembro do que vc disse em alguns tópicos “Não é de primeira que acerta” rsrs. Obrigado cara e parabens pelo tutorial!

        Curtir

      • mastigado says:

        Sim, eu mesmo peno às vezes porque esqueço algum detalhe. Valeu pelo agradecimento.

        Curtir

  30. Jonas says:

    meu amigo mastigado. ele funcionou todas as etapas do procedimento porem na hora de reinicializar, ele mostra iniciando do windows e apos ele da erro de tela azul 0x00000007 o que pode ser? sera que sao os drivers q nao carrega ou algo assim???

    Curtir

  31. Luciano says:

    Funcionou perfeito seguindo todos os passo do tutorial

    Curtir

  32. higor says:

    até o passo 7 eu consegui e fiz tudo conforme o manual dai quando abre a tela verde ele nao aceita

    Curtir

  33. Rafael says:

    Bom dia, estou querendo colocar um hd externo em uma pc que o hd dele é diferente é um hd mais especifico e acabou quebrando ! seria possível fazer esse processo na minha maquina e depois colocar ele so pra bootar no pc que eu quero?alguem testou algo assim ?

    Curtir

    • Rafael says:

      Opa consegui aqui, estava dando System Operation not found, isso estava acontecendo por um erro que havia no bootmgr, dei um boot pelo pen com uma instalação do Windows e ao inves de instalar coloqueo reparar e ele apontou a falha e corrigiu, agora esta instalando normal!

      Curtir

  34. luis felipe says:

    Quando eu vou selecionar o instaler.win diz que nao é um arquivo Win32 valido, estou tentando instalar o windowns 7 ultimate 32

    Curtir

  35. ola boa noite segui os passos indicado por vc e instalou funcionou normalmente mais quando fui atualizar o wind 7 as atualizações normais alias Update do wind 7 Ultimate ele nao inicia mais aparece copiar arquivos de recuparacao e nao sai mais dali tenho que refazer tudo de novo para funcionar se eu desligo ou reinicio nao funciona mais ou seja para funcionar normalmente tenho que deixar sempre ligado se desligar o pc ja era perco tudo e tenho que fazer todo processo novamente meu pc tem 2 gb ram o hd externo tem 320 gb e o processador ja nao me lembro mais é um Magalhaes note portugues e so fazer uma busca na net desde ja agradeço se pudesse me ajudar

    Curtir

    • mastigado says:

      Olha, pode ser que em algum momento a sua atualização, eu vou chutar qual possa ser, no caso o Service Pack 1 do Windows 7 pode ter recriado o gerenciador de boot e não tê-lo apontado corretamente para dar o boot pela USB. O que eu faria neste caso é instalar um Windows 7 com o Service Pack 1 já instalado. Agora, eu vi este tal de Magalhães Note no Google e putz! É meio velhozinho né?
      Pois bem, neste caso, quando as coisas são muito velhas, eu recomendo instalar o Windows 8, até porque causa do seu melhor desempenho para hardwares inferiores, mesmo eu nunca ter tido este problema com atualizações em um hd plugado na usb com Windows 7.

      Curtir

      • ate ai tudo bem eu vou instalar um wind 8 para ver o que acontece mais em relacao ao desligar e quando vou ligar novamente é normal ?ter que refazer todos os passos para funcionar normal mesmo eu desativando o update para nao atualizar quando desligo e volto a ligar ja nao da boot fica na tentando recuperar o arranque mais nao acontece nada nao inicializa como resolver isso

        Curtir

  36. eu so estou usando o hd externo porque ele nao tem mais disco interno o encaixe quebrou entao o magalhaes esta sem hd entao a unica opçao é instalar via usb o SO em hd externo

    Curtir

    • mastigado says:

      Ainda assim, eu usaria o W8 num note velho como este.

      Curtir

      • já instalei o windows 8 no Magalhães e ate agora esta a funcionar perfeitamente ja reiniciei varias vezes e ele esta a responder bem muito obrigado pelas dicas valew

        Curtir

      • mastigado says:

        Pô meu amigo, sinceramente não sei dizer porque da primeira vez que você instalou, deu pau na atualização, pois eu tenho um w7 rodando num nettop, atualizo direto e nunca deu pau. Fico feliz que desta vez tenha funcionado(pelo menos com o Windows 8). Valeu pelo agradecimento.

        Vai por mim, prefiro o W7, mas o W8 é o melhor para estas máquinas velhas.

        INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 04/04/2015: Atualizei o meu Windows 7 na USB e deu pau. Então, cuidado!

        Curtir

  37. Vinicius Lanzalotta says:

    Parabéns pelo post meu amigo, ajudou muito, show de bola. Só que estou tendo um pequeno problema. Ocorre o seguinte, quando instalo no meu notebook, o windows vai iniciar e aparece aquela tela azul citada por você. Tentei ir no modo de segurança, mas dá a mesma tela azul. Tentei instalar umas 30 vezes e o mesmo erro aconteceu. Ai o que eu fiz, tentei dar boot do HD externo em outro computador e funcionou 100%, instalou o windows tudo direitinho (o problema é que preciso usar no computador que não funcionou o da tela azul). Será que você tem alguma sugestão ? Agradeço desde já.

    Curtir

    • mastigado says:

      Olha só, uma pessoa de codinome xpi, entrou aqui no blog e comentou da seguinte forma: “Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
      Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post.”
      . Eu ainda não tentei fazer isso, mas sugiro que você tente e caso funcionar(ou não), volte aqui e poste o resultado, pois também tive problema com isso e não dei a devida atenção a solução desta pessoa, pois já estou rodando o Windows 8 no meu pc.

      Curtir

  38. RStecnology says:

    Queria saber se depois de instalar o sistema via usb tem como eu usar o HD normalmente pela porta ATA de 40 pinos ou sata? Eu tentei uma vez e falhou deu tela azul. Mais via USB o sistema funcionou normalmente.. Eu trabalho com manutenção e as vezes não tenho tempo de ficar na casa do cliente formatando o computador..

    Desde já agradeço.

    Curtir

    • mastigado says:

      Olha, eu acho que não, pois se você observar o que está escrito no 11º ítem, verá que é ali que o Automated Installation Kit(AIK) irá definir qual será o tipo de instalação que você utilizará.

      Curtir

      • RStecnology says:

        Cara verdade! Tentei de todas as formas, até o longin do windows aparece mais depois trava e dá uma tela azul dizendo que houve alteração de hardware. Queria saber se não tem como editar o login para direcionar o sistema para a inicialização normal em vez de ser pela porta USB?

        Curtir

      • mastigado says:

        Olha só meu amigo, eu acredito que nada neste mundo seja impossível de ser realizado, MAS, configurar um Windows durante a instalação para funcionar na USB e depois de finalizado o processo, transformá-lo para SATA ou IDE, não faço a mínima idéia. Se fosse um Linux, acredito que só o fato de você plugá-lo em qualquer porta não haveriam tantos ou nenhum problema.
        No seu caso, eu usaria uma instalação LIVE.

        Curtir

  39. paulo sergio says:

    Amigo, li todo seu tutorial, e juro que ainda não havia visto alguem com tamanha capacidade, e com tanta simplicidade como vejo em ti, pois li tambem as perguntas postadas e vi sua atenção com td respondendo, e ate se desculpando por não ter respondido de imediato, parabens!!! e aproveitando, gostaria se possivel que vc me orientasse nesta questão, pois tenho um notebook positivo win8, e apesar de vc, acredito que ironicamente citar que o win7 esta ficando ultrapassado, mas eu ainda prefiro ele, então, tentei fazer dual boot nele, instalando o windows 7, criei a partição, formatei tudo certinho, insiro o cd de instalação, porem ao chegar no passo qual partição devo instalar o sistema, vem a msg que o windows não pode ser instalado naquela partição devido o stylu do disco ser tabela partição gpt, sei que existe a possibilidade de renomea-lo para mbr, porem perderei meu windows 8 original, e seu tutorial, apesar de eu não entender muito, pra mim e tudo, pelo que entendi devo conectar o hd ao note com o wind8, em seguida baixar os arquivos que vc citou para o note, e transferi-lo para o hd, e isso mesmo?? outra coisa, esse processo poderei fazer td atraves do cabo adaptador sata usb?? por gentileza meu irmão me tire as duvidas, sei que e ate ignorancia da minha parte, pois acredito que como o hd esta vazio, so com a partição que recebera os arquivos, terei que baixa pra maquina operante e depois transferi-los, mas me confirme essas duvidas, pois sou realmente leigo… antecipadamente fico muito grato pela sua resposta.

    Curtir

    • mastigado says:

      Caríssimo. Mil perdões pela demora na resposta, pois definitivamente entrei em um projeto que parecia não ter fim. Consumiu meus dias e noites durante 4 meses seguidos(inclusive no fim de ano). Não sei se ainda te servirá(provavelmente não).
      Bem, que notebook é este? É daqueles modelos que vem o serial do Windows gravado na BIOS?

      Curtir

  40. Testado e aprovado! No depois de seguir o tuto não dava boot …. peguei um cd do win7 dei o boot por ele, reparar, correção da inicialização… e pronto.. rolou… valeu demais !!

    Curtir

  41. Paulo Franco says:

    Testado com o Windows 8.1 Pro…
    Funcionando perfeitamente…

    Parabéns pelo tutorial

    Curtir

  42. Eli Morais says:

    Valeu mesmo mastigado, parabéns pela iniciativa e pela boa vontade, além desse maravilhoso tutorial ainda disponibiliza seu tempo para sanar as dúvidas da galera…valeu cara, mais uma vez parabéns, e muito obrigado, vou tentar realizar o processo passo a passo, espero que funcione…abraços!

    Curtir

  43. jeann carlos says:

    fazendo isso o hd vai dar boot em qualquer pc ou so no q usou pra instalar?

    Curtir

  44. jeann carlos says:

    funcionou perfeitamente com o windows 8.1 mas aguardo a resposta da minha pergunta anterior sobre funfa em mais de um pc
    vlw mesmo otimo tutorial

    Curtir

  45. Erick T says:

    Olá, gostaria de ajuda, instalei o windows 7 num hd externo conforme o tutorial, mas toda vez que inicializava pelo usb ele comecava a carregar o win 7 mas parava e dava tela azul, então entrei no modo de segurança e pedi para reparar o erro, fiz isso algumas vezes e mesmo assim nao consegui ter exito. Pensei que eu tivesse feito algo de errado na instalação e, para verificar isto eu coloquei meu HD externo com o Win 7 dentro do meu note e reinicie, para minha surpresa o note ligou perfeitamente e rodou o win 7, inclusive ajustando as configurações inicias, aproveitei e testei alguns softwares nele…tudo rodou OK. Dae tirei este hd do note e coloquei como hd externo ( lembrando q recoloquei o hd que estava no note com win vista)…o mesmo problema da tela azul aconteceu, entrei novamente no modo de reparo e msm assim não tive exito, Gostaria de alguma ajuda para o meu caso. Desde Já agradeço.

    Curtir

    • mastigado says:

      Olha só, uma pessoa de codinome xpi, entrou aqui no blog e comentou da seguinte forma: “Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
      Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post.”. Eu ainda não tentei fazer isso, mas sugiro que você tente e caso funcionar(ou não), volte aqui e poste o resultado, pois também tive problema com isso e não dei a devida atenção a solução desta pessoa, pois já estou rodando o Windows 8 no meu pc.

      Curtir

  46. Erick T says:

    alias o problema que aparece na tela azul é *** stop: 0x0000007b (0xfffff880009A9928,0xffffffffc0000034,0x0000000000000000,0x0000000000000000)

    Curtir

  47. Cara, muito obrigado mesmo, funcionou perfeitamente, somente tive que substituir os arquivos de amd64 pelos de x86 pois instalei o win 32bit. Tenho um netbook philco que queimou a porta sata, levei em uma assistencia autorizada e tiveram coragem de cobrar R$600 pelo conserto, como não aceitei eles deram a idéia de instalar o hd na usb, mas depois de dois meses na assistencia me disseram que não era possivel pois 5 tecnicos tentaram sem sucesso. Aí meu amigo ví seu post e resolvi tentar por conta propria e voilà funcionou. Sou muito grato pois sua boa vontade em compartilhar conhecimentos salvou meu net, Obrigado!

    Curtir

    • mastigado says:

      Amigo, eu também tenho um note Philco que deu pau e tive que pagar 400 contos para consertá-lo, por isso nunca mais recomendo notebooks Philco porque “Tem coisas que só a Philco faz pra você” e ainda por cima, você tem que ler esta frase toda a vez em que liga a porcaria do NOte.
      Que bom que funcionou para você. Você está usando agora o Net com um HD pendurado, é isso mesmo?

      Curtir

  48. julio prado says:

    Amigo, no meu deu certo e tudo mais, so que quando vou por em outra maquina ele nao funciona, da erro Tela Azul, mais isso so depois de fazer os procedimentos para a bios reconhecer o sistema, para da boot, ele abre tudo quando fica processando o na imagem do windows da erro, pede pra fazer chkdsk /f para poder retirar os erro. como devo proceder

    Curtir

    • Mastigado says:

      Olha só, vou repetir o procedimento de alguém que entrou aqui no blog, ele disse o seguinte: “Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
      Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post”
      . Sugiro tentar esta alternativa, pois tela azul no pós instalação tem se tornado uma mini dor de cabeça quando acontece. Ainda assim, se persistirem as dúvidas, poste aí.

      Curtir

  49. José says:

    Amigo! Acabei executando os arquivos usbbootfix.bat e StorageBootStart.bat no HD em que estava com o windows instalado e não no HD externo. A inicialização do windows ficou bem lenta , há como reverter o processo para o estado anterior? Grato.

    Curtir

  50. Paulo Eduardo says:

    Ola.

    Bem explicado o post. mas comigo aconteceu erros diferentes.

    Ao tentar instalar o windows 8 no final ele da erro ao registrar o boot. ele instala e quando vai finalizar da erro.

    ai coloco o hd em um note que tenho sem hd. ele da erro na bcd.

    tentei refazer o bcd e de forma alguma ele refaz.

    com o windows 7 ele ja da erro de Falta bootmgr pressione Ctrl+alt+del para reiniciar.

    Como faria para solucionar esses problemas. e realato mais fiz o processo em 2 hds um usb 3.0 da my passaport e outro com case de not entrada ide

    abraços e espero acharmos uma solução obrigado.

    Curtir

    • Paulo Eduardo says:

      Esse é o erro que da na tela de instalção do installer

      The Wim file applied O.K.

      Processing the registry and usb boot watcher …

      Error occured when loading the registry
      Press any key to exit …

      Curtir

    • Mastigado says:

      Bem, vamos lá.
      Eu acredito que possa acontecer algum tipo de erro no Windows 7, mas no Windows 8 digo que é pouco provável, portanto acho que existe algo no seu ambiente que deve estar gerando algum conflito.
      Agora o que é um HD da my passaport e outro com case de not entrada ide? Eu conheço HDs de marca Samsung, Western Digital, Maxtor, Seagate, Fujitsu e Toshiba, agora, estes modelos que você falou eu nem sei do que se trata, acredito que case de HD não influencia no processo.
      Outra coisa é que situação acontecem estes erros? Em qual passo? Se você está tentando colocar o Windows 8 para funcionar, já tentou utilizar o outro procedimento descrito neste blog?

      Curtir

  51. Diogo says:

    bem, funcionou com um desktop que fiz para testar, agora fiz com o notbook e nao deu da tela azul, alguem poderia me auxiliar como resolver esse problema, hum o note nao tem ide, a unica coisa que eu estou achando que pode estar atrapalhando

    Curtir

  52. Igor says:

    Olá !

    Realizei a instalação do windows 7 no HD externo. Porém na hora de bootar o HD aparece o erro: “Faltou bootmgr” aperte crtl+alt+del para reiniciar.

    Tentei fazer a reparação do winsdows via CD, porém não consigo acessar a porta do HD.

    O que devo fazer?

    Curtir

    • Mastigado says:

      Olha, se está dando este erro pode ser algum vestígio no seu hd. Formate-o corretamente e depois refaça o processo, pois esta mensagem significa que não foi encontrada a MBR(Master Boot Record) no dispositivo que você deseja “bootar”.

      Curtir

      • Igor says:

        Formatei o HD e refiz a instalação. O erro do bootmgr foi resolvido.
        Porém quando o windows está carregando, aparece a tela azul. Eu reinicio o pc e entro pelo safe mode. Mas quando o windows carrega, ele pára no disk.sys e dá tela azul novamente. Então eu sigo a alternativa B, mas quando eu entro com a linha “bcdedit /store g:\Boot\bcd /set {default} device partition=c:” , o cmd exibe a mensagem “O parâmetro de repositório especificado não é válido.”

        Curtir

      • Mastigado says:

        Meu caro, lhe aconselho tentar com o Windows 8 nesta situação.

        Curtir

  53. Ráuerth Julien says:

    Amigo, queria deixar, se for, uma observação.
    O arquivo bootsect.exe estava na destino > “C:\Program Files\Windows AIK\Tools\PETools\x86”

    Copiei ele e funfou perfeitamente.
    Era só isso que vi ‘diferente’, mas o resto funcionou perfeitamente!
    A única coisa que não gostei é que ficou lento…deve ser a porta usb do meu pc, mas só de funcionar já tá valendo!

    Obrigado pelo tuto!

    Curtir

    • Mastigado says:

      Caríssimo, muito obrigado pela sua observação. Vou levar sim em consideração o que você disse, pois alguns que entram aqui reclamam que por vezes de tela azul. Eu vou tentar fazer o que você falou, apesar de não ter ficado muito claro, pois o que entendi foi que você copiou o arquivo bootsect.ext que estava na pasta onde o AIK foi instalado, mas depois, onde você o jogou?

      Curtir

  54. Alexandre TERRA says:

    Grande Mastigado! Vou deixar meu agradecimento registrado aqui!!! Muito obrigado pelo esforço em fazer e aprimorar este tutorial. Eis o que eu fiz. Tinha um notebook STI velhaco e não conseguia dar o boot nem pela USB e nem pelo CD/DVD. A minha ideia foi tirar o HD do note e conectá-lo a um desktop pela USB. Como você já sabe a instalação do Windows não permite isso! Mas a minha salvação foi encontrar este tutorial. Após o passo 12 só dava tela azul! 😦 DESISTI. Foi quando eu coloquei o HD de volta no notebook(SATA)… Liguei tudo… Tcharam! O Windows continuou a instalação normalmente!!!!!!! A parada funciona mesmo! Obrigado. Att Alexandre Terra – RJ

    Curtir

    • Mastigado says:

      Sim meu amigo, deste jeito que você fez é sem erro, mas eu não divulgo isso porque não é o objetivo deste tutorial.
      Agora, se você realmente não estava conseguindo dar o boot tanto pela USB quanto pelo DVD, o que poderia estar acontecendo era ter algum vestígio na MBR(Master Boot Record) do seu HD. Neste caso eu recomendaria não só você formatar, mas usar um cd de boot do Windows 98 e dar um fdisk /mbr ou usar o particionador do cd do Linux e retirar na mão este vestígio.

      Curtir

  55. Mattos says:

    Ola, Bom Dia!

    Parabens, principalmente ao suporte posterior que você continua dando ao pessoal, é raríssimo ver dedicação igual a tua por aí.

    S.O.s testados e funcionais – OBS: não aplique nenhum Service Pack posteriormente, pois você perderá a sua instalação, não há nenhuma forma de salvar, pode acreditar.

    Windows XP Pró 32 bits (x86) com SP2 – para fazer updates, faça-o manualmente e não instale nenhum que atualize o bootmanager ou a MBR – ao aplicar SP3, a instalação foi pro “saco”.

    Windows Vista Home Premium SP1 32 bits (x86) – updates sem problemas, de forma manual, como feito com o XP acima – ao aplicar o SP2, a instalação foi pro “saco”.

    Windows Vista Home Premium SP2 32 bits (x86) – todos os updates sem problemas.

    Windows Vista Business SP1 64 bits (amd64) – todos os updates sem problemas.

    Windows 7 Ultimate SP1 64 bits (amd64) – todos os updates sem problemas.

    Anti vírus: por enquanto instalado apenas no W764Ultim: Avg Antivirus Free 2015.0.5557

    Plataforma de testes:

    Dell Vostro 1310 (fabricado em 2008) bios A15 – 8GB Ram
    Intel Core 2 Duo CPU T8300 2.40GHz
    Chipset Mobile Intel PM965/GM965/GL960/GS965

    SD interno OCZ Vertex 460 120 GB – Debian 7.7 Stable (Wheezy) x86_64, Debian Testing (Jessie) _x86_64 e Debian Unstable (Sid) _x86_64, todos com KDE 4.8

    Pendrive SanDisk Cruzer 2GB com Windows732bitsLive.iso

    HD externo Samsung SM3 1 TB – 2.5′ Sata III 5400 rpm – Usb 3.0 rodando em Usb 2.0
    HD externo Western Digital 250 GB – 2.5′ Sata II 5400 rpm – case C3T Usb 2.0 CH-25202
    HD externo Seagate 400 GB – 3.5′ Sata II 5400 rpm – case Fly Ace 3.5 Usb 2.0 to Sata

    Todos os S.O.s Windows instalados a partir do Windows732bitsLive.iso executando no Pendrive.

    O particionamento manual dos HDs externos foram feitos no Debian com o Gparted, podendo ser usados tambem o cfdisk ou parted, ou ainda poderiam ser feitos a partir do próprio Windows732 Live.

    Abraço a todos!

    I hate M$ systems but I need to know how it works to get more R$ on my B$.

    Curtir

  56. cd716 says:

    Parabéns pelo tutorial, amigo. Foi uma grande ajuda. Quero deixar uma nota para quem quiser instalar o hde em outro computador: depois que acabar a instalação e configuração do windows, dê boot pelo usb. Abra o cmd.exe como admin e digite \windows\sistem32\sysprep\sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown este comando elimina a cache do sistema e encerra o pc. conecte o hde em outro computador, dê boot pelo usb e ele vai rodar certinho, sem tela azul.

    Curtir

  57. Erik says:

    Ótimo tutorial. Muito bom mesmo
    Gostaria de saber se alguém instalou windows 8 e tentou atualizar pro 8.1 ou fez o update 1 teve problemas?

    Curtir

    • Mastigado says:

      Obrigado pelo elogio meu caro.
      Quanto ao seu questionamento, olha isso é uma boa pergunta! Eu acredito que se você ficar atualizando o Windows 7 nesta modalidade de instalação é bem provável que surjam problemas, pois eu mesmo constatei isso (meu Windows não iniciava mais nem com restauração do sistema) e praticamente não atualizo porque utilizo o pc exclusivamente como servidor para acesso remoto. Agora quanto ao Windows 8, eu não posso fazer esta mesma afirmação porque o mesmo já foi pensado para ser utilizado em pendrive, digo isso porque participei de uma palestra da Microsoft de lançamento do Windows 8 e o próprio representante da empresa divulgou no final do 3º dia de palestras, que fizeram todas as apresentações com o Windows 8 rodando no pendrive (para surpresa de todos). Com base nestas informações eu acho que poderia sim atualizar para o 8.1, só que faço uma ressalva quanto a isso, porque confio mais no outro método de instalação do Windows 8 no HD USB que postei aqui no blog para fazer isso, pois acredito que da outra forma ele instalaria nativamente sem uso de aplicativo algum como o AIK da própria Microsoft, porém eu também tentaria atualizar utilizando o método deste post.

      Curtir

  58. Felipe Nakamura says:

    Quando vou dar o primeiro boot pelo hd , dá tela azul. Ai inicio pelo vou pelo modo de segurança, inicia normal, mais , aparece uma mensagem dizendo: Que a instalação do windows não pode ser concluida pelo modo de segurança, que vai continuar a instalação depois de reiniciar.
    Reinicia o not, pelo modo normal e dá tela azul , dnovo.
    QUAL O PROBLEMA?

    Curtir

    • Mastigado says:

      Olha só, uma pessoa de codinome xpi, entrou aqui no blog e comentou da seguinte forma: “Em muitos casos, sem ter tempo e condições de procurar drivers, eu entrava na BIOS alterava a porta SATA (AHCI) para (IDE).
      Depois de tentar quase todas as alternativas indicadas aqui e ficar mais de uma semana sem solução (inclusive em máquinas diferentes), em um momento de inspiração lembrei deste recurso e testei. Foi o que fiz aqui para resolver a tal TELA AZUL citada aqui no post.”. Eu ainda não tentei fazer isso, mas sugiro que você tente e caso funcionar(ou não), volte aqui e poste o resultado, pois também tive problema com isso e não dei a devida atenção a solução desta pessoa, pois já estou rodando o Windows 8 no meu pc. Inclusive, eu atualizei esta informação no post. Faça o teste assim que puder.

      Curtir

  59. Luis says:

    Jovem, muito bom seu post. Consegui recuperar uma instalação seguindo sua orientação. Existem alguns pontos no passo-a-passo que podem variar de caso a caso. Mas para cobrir tudo no mundo das variantes do windows, só um livro. Grato

    Curtir

  60. Oi Boa tarde!
    no passo 2:
    2º– Crie uma pasta com o nome de Windows Instalação e outras duas dentro dela com os nomes de WAIK Files e Windows Files.
    Onde crio essas Pastas? Dentro do meu PenDrive/HdExterno?

    Curtir

  61. Bom dia!
    Nesse Passo abaixo (2), onde crio a pasta, no Pen Drive/HD Externo?
    2º– Crie uma pasta com o nome de Windows Instalação e outras duas dentro dela com os nomes de WAIK Files e Windows Files.

    Curtir

  62. André Soares says:

    como e que eu posso montar a imagem do dvd no hd

    Curtir

    • Mastigado says:

      Você pode usar um programa chamado Daemon Tools, mas eu recomendo que você utilize o Virtual CloneDrive que a chance de você pegar um vírus é bem menor. Ambos são programas que simulam drives de CD ou DVD e são chamados de drives virtuais.

      Curtir

  63. Rogerio says:

    como eu resolvo pouca memoria dps de instalar o windos 7 ?

    Curtir

    • Mastigado says:

      Bem, acho que você pode estar se referindo ao fato de abrir um janela perguntando sobre para qual opção você deseja ajustar o desempenho toda a vez em que você entra no sistema operacional perguntando se é para deixar em Programas ou Serviços em segundo plano. Se for este o caso, sugiro que você aloque um espaço disponível para memória virtual no botão Alterar em Painel de Controle > Sistemas > Avançado > Opções de Desempenho > Avançado, mas também te digo que ainda não tentei fazer este procedimento e sempre quando entro no meu sistema me é mostrada a janela para que eu faça esta escolha, então você vai ter de tentar mesmo.
      A outra opção é você colocar mais memória disponível para o seu computador que provavelmente irá resolver.

      Curtir

  64. Boa noite, não consegui achar o Bootsect.exe na pasta, mais alguém?

    Curtir

  65. Al says:

    Olá,

    Queria saber se o Automated Installation Kit, é o mesmo para o windows 10 ou se tem algum diferente por windows

    Curtir

  66. Al says:

    Boa noite,

    Queria saber se o Automated Installation Kit é o mesmo pra todos versões do windows, se pra cada versão tem um diferente

    Curtir

  67. será que tem como re-upar o arquivo da pasta postado no mega, o arquivo não esta mais in line, por favor claro.

    Curtir

  68. Marco Materazzi says:

    Não entendi bem, esse procedimento gera o pendrive aonde será instalado o windows ou gera um pendrive bootavel que terá o instalador “mocozado” que aceitará pendrives como local de instalação do windows ?

    Curtir

    • Mastigado says:

      Este procedimento permite que se possa já deixar uma instalaçao pronta dentro da mídia onde ela também ficará instalada. Em outras palavras o tutorial lhe permite que você use um pendrive, hd ou cartão para armazenar tanto a instalação quanto o Windows já instalado parecido como fazíamos para instalar o Windows 95 e 98 direto do hd.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.