01 – Criando um aplicação completa em Asp.Net/MVC 4 e ExtJS 4 – Criando um Mini Mundo


Olá pessoal!

Hoje, vou deixar vou começar um post sobre como construir uma aplicação completa desde a análise até o produto final. Isso bem daria um livro, mas imagino que compartilhar o conhecimento é mais forte e faz com que deixemos de nos agarrar a velhos dogmas de que é preciso travar parte do conhecimento para utilizarmos depois como moeda de troca. Pois daqui, materialmente nada se leva, apenas a certeza de que “a mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original“.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sim, no nosso mundo, informação é o maior instrumento que conheço para progredirmos seja para nossa sobrevivência como seres irracionais ou em conhecimento para criar tecnologia, por isso decidi fazer um tutorial um pouco mais aprofundado desta vez, apesar de um pouco resumido, para aqueles que querem saber um pouco mais e que quase sempre, só tem um pouco.

Para dar mais realismo a coisa, vou criar e codificar ao mesmo tempo que desenvolvo este sistema para uma empresa real e que será realmente implantado após o último post. Todo este fonte será utilizado em um sistema de código aberto e sem fins lucrativos, até porque a licença que irei utilizar do Ext JS não é a paga, portanto não permite que o software seja vendido.

Espero poder ajudar os estudantes de análise de sistemas e programadores aprendizes assim como eu, com esta iniciativa. Até porque, apesar desta idéia ser muito bonita, não espere nada tão grandioso de um aprendiz que não tem pretensão de ditar as regras e sim apenas, contribuir com um pouco do que tenho aprendido.

Itinerante

  1. Minimundo;
  2. Documento de Requisitos(Requisitos funcionais, não funcionais, regras de negócio, diagrama de classes e casos de uso);
  3. Modelo Lógico, Normalização de Dados(Formas Normais) e criação de banco em SQL Server e MySQL;
  4. Dicionário de Dados;
  5. Criação da Solution no Visual Studio e camadas de Infra, Domínio, Aplicação;
  6. Execução do script de criação de tabelas e seus relacionamentos, no SQL Server;
  7. Criação do edmx na camada de Infra;
  8. ExtJS 4;
  9. Integrando ExtJS 4.2 MVC com ASP.Net MVC4 no Visual Studio 2010;
  10. Utilizando classes TDO ;
  11. Hospedagem da aplicação no ISS(Internet Information Services).

Mini Mundo

Aprendi que uma descrição de mini mundo deve ser basicamente o mínimo necessário para descrever sua aplicação de forma objetiva, através de levantamento de requisitos como entrevistas, questionários, workshops de requisitos, observação, investigação de documentos, prototipagem, cenários, abordagens baseadas em objetivos e reutilização de requisitos, para então conseguirmos enxergar melhor o cenário que nos espera.

Descrição do Mini Mundo

Numa determinada Empresa, um setor de nome GPA tem a necessidade de um sistema para gerenciar o serviços a ele solicitados.

O sistema deverá permitir o cadastro de modalidades de serviços para que os funcionários possam escolher quais serviços como 2ª via de cartão de plano de saúde, cartão de plano Odontológico, entre outros, desejam atendimento.
 
O sistema GPA deve permitir que cada responsável por determinada área na GPA tenha apenas responsabilidade para atender apenas as modalidades de serviços que lhe competem.

Os funcionários que podem fazer solicitações ao sistema deverão ter cadastro no Active Directory(computador que guarda as informações de login de acesso da rede da Empresa).

Cada solicitação de serviço feita por um funcionário deverá ter no máximo uma reposta de alguma área do GPA em sua caixa de entrada, portanto não será possível responder uma solicitação já feita e sim apenas, abrir uma nova solicitação.

Após uma entrevista com uma pessoa de um setor do GPA, o nosso mini mundo foi feito e o nosso sistema será criado.

Próximo Post

02 – Criando um aplicação completa em Asp.Net/MVC 4 e ExtJS 4 – Documento de Requisitos

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: