Mega Power Tutorial de instalação do OCS Inventory e do agente via política de grupo (GPO) no Active Directory


Olá pessoal! Hello World!

Hoje iremos configurar o OCS Inventory, que é utilizado para coletar informações de hardware e software contidas em sistemas operacionais de computadores em uma rede. Para quem não sabe, o OCS Inventory é um software de inventário que te dá informações para controle do que está instalado em determinado pc, qual ip ele está utilizando, quais os softwares que estão instalados nele e enfim, a solução OCS possui um conjunto de aplicativos que permitem visualizar informações importantes para quem trabalha na área de infra.

Pretendo neste tutorial mostrar como você deve implementar o ambiente do OCS Server em conjunto com os chamados “Agents”, que são aplicativos que ficam instalados nos computadores clientes e como configurar os Agents manualmente em cada estação ou distribuí-los via GPO.

Tentei deixar bem claro e mastigado este tutorial colhendo informações de várias fontes e pessoas que trabalham com a área de infra, pois o OCS é uma solução francesa e por isso algumas fontes de informação não estão nem em inglês, o que torna um desafio maior esta busca, ainda que o básico seja simples de fazer.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Reparti este tutorial em algumas partes (porque ficou meio grande):

  • A – Instalação do OCS Server;
  • B – Configuração do OCS Agente sem GPO;
  • C – Configurando o Agent do OCS para ser distribuído via GPO;
  • D – Configurando a sua GPO no Active Directory(AD);
  • E – Conferindo as configurações no OCS;
  • F – E agora, vamos conferir as configurações do Xampp;

Resumindo (PRESTE ATENÇÃO NISSO), você terá DUAS opções de instalação e configuração:

  1. Se você prefere instalar o OCS Agent manualmente, siga os passos A, B, E e F;
  2. Senão, se você quer que o seu OCS Agent seja instalado e atualizado automaticamente em todos os PCs da sua rede toda a vez em que um computador se logue no AD, siga os passo A, C, D, E e F;

Fiz desta maneira acima também porque talvez só te interesse acessar algumas partes dele. Mas é isso.

Vamos lá? let’s go Bob!

A – 1 – Vá até o site do OCS Inventory e baixe o OCS Server(http://www.ocsinventory-ng.org/en/download/download-server.html).

A – 2 – Baixou o bicho? Então dois cliques neste troço e siga adiante

 

A – 3 – Escolha a linguagem Português Brasileiro:ocs_passo_01
A – 4 – Ele vai jogar um aviso dizendo que o Xampp não está instalado no seu pc, mas ignore, tudo next, next, next.

ocs_passo_02A – 5 – Go, go, go!

ocs_passo_03A – 6 – Aceite a licença sem reclamar de nada e prossiga.

ocs_passo_04A -7 – Defina SE QUISER o diretório de instalação do bicho.

ocs_passo_05A – 8 – Caso você já tenha o Xampp em sua máquina aqui vai minha recomendação, desinstale o que você tem e deixe marcado tudo o que tem aí e prossiga. Não tenha dor de cabeça.

ocs_passo_06A – 9 – Avance também nisso aí.

ocs_passo_07A – 10 – Para configurar o Xampp no prompt de comando continue pressionando a teclar Enter.

ocs_passo_08A – 11 – Mais uma vez, prossiga.

ocs_passo_09A – 12 – Pronto, clique em terminar e vamos mandar brasa.

ocs_passo_11

Configurando Apache e MySQL como serviço do Windows

Gente, para deixar o MySQL e o Apache como serviço, de preferência, pare os dois serviços que estão rodando (dê um Stop) e depois marque o checkbox Svc como está na figura e confira no Services do Windows. Faça isso tanto com o Apache, quanto o MySQL. E para desinstalar como serviço, pare os serviços que você está utilizando (de preferência) e desmarque o Svc do Apache e do MySQL que os serviços serão desinstalados.

01_config_porta_servicoCaso o serviço do Apache não seja iniciado (Se seu Apache iniciou sem problema, pule para o passo A – 13)

Pode acontecer de o serviço do Apache não iniciar mesmo você apertando aquele botão Start mil vezes seguidas. Se isso acontecer você pode verificar quais as portas estão em uso no seu computador, pois o Apache utiliza a porta 80 e que por vezes pode já estar sendo utilizada. Para verificar isso, abra o prompt e digite netstat -a

02_portas_netstatComo você pode ver na imagem acima, a porta 80 já está ocupada e o que faremos é alterar a porta que o Apache irá utilizar dentro de suas configurações. Bem, no meu caso, abri o arquivo(httpd.conf) que está no caminho C:\xampp\apache\conf e alterei onde está escreito Listen 80 para Listen 83 e reiniciei o Apache (não se preocupe se no Xampp ele mostra a porta 80 mesmo você tendo alterado a porta). Após reiniciado ou iniciado o Apache, digite novamente o comando netstat -a e confira.

02_novas_portas_netstat_usa

A – 13 – Após iniciar o Xampp no navegador, marque o a opção Português (Brasil) para prosseguir.

ocs_passo_12A -14 – Pronto, agora pode pular para a instalação do banco de dados do OCS.

ocs_passo_13A -15 – Depois que você entrou no Xampp usando o navegador, digite http://localhost/ocsreports.

ocs_passo_14

A – 16 – Você verá nesta tela alguns avisos do PHP pedindo para que você altere algumas configurações, mas ignore por enquanto e prossiga na instalação.

  • O login do MySQL padrão é sempre root.
  • O password dele não existe nesta configuração de Xampp, portanto deixe em branco;
  • O nome da base de dados é oscweb, portanto mantenha gravado isso aí;
  • E o nome ou endereço do servidor de banco de dados (caso for local) será qualquer_nome.

ocs_passo_15

A – 17 – Apesar de não existir este banco de dados chamado ocsweb ele irá criar tudo isso automaticamente após você digitar as configurações acima.

ocs_passo_16A – 18 – Agora digite no User, admin e no Password, admin.

ocs_passo_17

Lendas da Net

Diz uma lenda escrita num post de um fórum, que para o OCS Server reconhecer o Agent, você deve instalar sempre uma versão abaixo do Agent em referência ao OCS Server (um exemplo seria instalar o Server na versão 2.1.1 e o Agent na versão 2.0.5).

B – Configuração do OCS Agente sem GPO

Agora, fazendo a instalação do agente sem utilizar a GPO para replicar nas máquinas. Portanto aconselho só utilizar este tipo de instalação caso não utilizar GPO. Resumindo, se você não precisa utilizar GPO e prefere instalar o cliente do OCS em cada máquina manualmente, pule os passos C e D, senão pule o passo B, vá direto para o C e siga adiante.

B – 1 – Este primeiro passo é bem basicão, clique em Next!

ocs_agent_passo_01

B – 2 – Sim, pode prosseguir porque você tem que aceitar o termo de licença.

ocs_agent_passo_02

B – 3 – Neste 3º passo, deixe como está e bola pra frente. Prossiga.

ocs_agent_passo_03

B – 4 – Este passo é importantíssimo. Pois caso você altere a porta do Apache no Xampp (explicarei mais a frente como fazer tal procedimento), é necessário informar qual será a porta dele aí.

Pois bem, na figura abaixo você só deve informar o endereço IP do seu servidor, mas se for preciso informar também a porta, ficaria algo assim http://192.168.12.25:83/ocsinventory, sacaram? Estou tomando por base que você tenha alterado a porta do Apache para 83, mas no caso abaixo, a porta não foi alterada portanto ela é padrão 80 e por isso não precisa ser informada, mas eu irei trabalhar com o OCS na porta 83 no restante do tutorial.

ocs_agent_passo_04

B – 5 – Meu caro, se você tiver de usar algum tipo de proxy este aqui é o local onde você deverá configurá-lo, caso contrário, apenas avance.

ocs_agent_passo_05

B – 6 – Deixe marcado apenas a última opção, pois quando terminar de instalar, a aplicação irá iniciar “sozinhamente“.

ocs_agent_passo_06

B – 7 – E pronto! É só clicar em install agora e mandar brasa (mandar brasa é foda né? Deve ser tipo fazer um churrasco, só pode, pois não vejo menor sentido em mandar brasa).

ocs_agent_passo_07

C – Configurando o Agent do OCS para ser distribuído via GPO.

Aqui, vamo preparando a instalação do Agent para ser espalhada nas máquinas via GPO(Preparação do OCS Packager). Com este tipo de instalação do Agent você não irá precisar ir em computador por computador instalar o cliente, mas lembre-se, você tem que ter um Active Directory (AD) para fazer isso, senão, nada feito.

C – 1 – Antes de preparar o OCS Packager eu baixei um tal de PS Tools (lembrando que eu baixei este cara no site do OCS), descompactei numa pasta e coloquei o executável OCS Packager lá dentro, porque próprio instalador manda você colocar o OCS Packager dentro do mesmo diretório que contém o executável PsExec.exe e exibe este aviso aí em baixo SE VOCÊ NÃO FIZER ESTE PROCEDIMENTO.

aviso_pssecMas, como não queremos ir de encontro ao aviso do programa, faremos isso e colocaremos o executável do OCS Packager lá dentro da pastinha do PS Tools como na figura abaixo. Quem quiser saber mais sobre o que faz o PS Tools, entre no site do usuário avançado porque tem um excelente artigo sobre isso lá.

package_install_gpo_00

C – 2 – Na preparação da configuração do Agent na GPO, eu utilizei a tese do carinha de um fórum que dizia que se o OCS Server tivesse uma versão x, o agent das máquinas deveria ser de uma versão anterior, em outras palavras, eu instalei o OCS Server na versão 2.1.1.1 e o agent das máquinas instalei na versão 2.0.5. Por isso preste atenção, não significa que não funcione o agent na mesma versão do server, mas quando fui instalar usando a GPO, só consegui fazer funcionar deste jeito (agent com versão menor que o do server), então tenha em mente que você pode tentar outros tipos de instalação se preferir assim.

package_install_gpo_01

O que eu fiz na imagem acima?

  • Em Agent Setup file, coloquei o meu OCS Agent de uma versão anterior a do servidor;
  • Em Certificate file eu percebi que tinha que gerar este cara e para isso precisava de SSL no servidor, mas como eu entendi que não precisava disso para o tipo de instalação que iria usar, deixei em branco;
  • Em Plugins to include também não coloquei nada;
  • Em Comand line options eu coloquei a linha abaixo:
  • /S /NOW /SERVER=http://192.168.12.25:83/ocsinventory /NP /INSTALL /DEBUG /FORCE
  • Aonde 192.168.12.25 é o ip do servidor onde está a minha aplicação OCS Server e 83 é a porta em que ela está rodando, pois eu alterei o padrão 80 para 83, então entenda que se você usa a porta padrão 80 (ou seja, não alterou porta alguma) você não precisa deste :83, apenas deixe sem, deste jeito para ser mais exato:
  • /S /NOW /SERVER=http://192.168.12.25/ocsinventory /NP /INSTALL /DEBUG /FORCE

Entendeu? Bem, tá bem mastigado.

Agora, em Label eu também não coloquei nada. Pensei comigo para que colocar algo aí? Então eu não coloquei.

Em User coloquei o nome de um usuário admin do ad junto com o nome do domínio, tipo assim:

usuario_admin_do_ad@meudominioquerido

Em Password digitei a senha do usuário acima.

 

D – Configurando a sua GPO no Active Directory(AD)

Vou tentar ser bem básico, para aqueles que como eu, são leigos.

D – 1 – Primeiro, criaremos uma Unidade Organizacional para que possamos fazer um teste de nossa nova GPO. Você deve abrir o seu Active Directory, clicar com o botão direito em Recursos >  New > Organizational Unit.

01_criando_novo_grupo_no_reD -2 – Em seguida, dê um nome para este novo recurso. Eu vou chamá-lo de TESTEGPO.

02_grupo_test_gpoD -3 – Agora que você tem um recurso chamado de TESTEGPO, escolha um computador na sua lista de computadores do seu domínio (os meus pcs estão dentro de RECURSOS > COMPUTADORES) e clique com o botão direito em cima dele. Em seguida, clique em Move.

03_movendo_pc_para_nova_orgD – 4 – E escolha o recurso TESTEGPO para onde você irá mover este pc que foi selecionado.

04_mover_pc_para_nova_organD -5 – Em seguida, clique no menu Iniciar > Admnistrative Tools > Group Policy Management (GPO :p)

05_group_policy_managementD – 6 – Agora, clique com o botão direito em cima de Group Policy Objects e no menu que se abrirá, clique New para uma nova política de grupo de objeto.

06_criando_nova_gpoD – 7 – Eu defini o nome desta GPO como SET-OCS-CONFIG, mas fique à vontade em colocar o nome que você quiser.

07_set_ocs_configD – 8 – Agora, dentro da pasta RECURSOS, cliquemos com o botão direito em cima do recurso TESTEGPO que criamos para “linkarmos” com a GPO que acabamos de criar. No menu que se abrirá escolha a opção Link an Existing GPO.

08_linkar_uma_gpo_existenteD – 9 – Encontre a GPO chamada de SET-OCS-CONFIG que acabamos de criar e clique em OK.

09_escolhendo_gpo_para_linkD – 10 – Clique em cima deste link que foi criado e você verá ao seu lado direito sua configurações.

10_gpo_linkadasD – 11 – Agora, com o botão o direito, clique em cima do link criado e em seguida em Edit.

11_editar_gpoD – 12 – E na nova janela que se abrirá, expanda Policies > Windows Setting > Scripts (Start/Shutdown) e dê dois clique em cima de Startup (no lado direito da tela). Agora, você clicará no botão Add e em seguida no botão Browse da janela que se abrirá.

12_scritps_inicializacaoD – 13 – Em seguida, você irá procurar por aquele maravilhoso pacote do OCS que criamos só para a nossa GPO.

13_pasta_netlogonD – 14 – E irá selecioná-lo.

14_escolhendo_executavel_naD – 15 – Feito o processo da seleção do arquivo, coloque os parâmetros install /np em Script Parameters. Agora, é bom que você saiba que o seu pacote OCS deverá ficar em um local que deve ser visível para todos da rede, mais especificamente que todas as máquinas da rede consigam ler este arquivo, pois caso contrário você não conseguirá instalá-lo em todas as máquinas, compreende-me? Quero dizer que esta pastinha linda onde fica este executável deverá estar compartilhada. Feito isso, dê OK na janela.

15_adicionando_parametro_aoD – 16 – Agora, dê OK nesta janela aí também.

16_aplicando_config_gpoD – 17 – E para finalizar, clique com o botão direito em cima do seu link de sua GPO e marque a opção Enforced.

17_enforced_gpo

Pronto! Tem que funcionar assim.

D – Conferindo e testando a GPO.

My friends! Depois de ter configurado o package do OCS e sua GPOzinha linda, vamos testar para ver se o seu cliente vai pegar pegar mesmo este pacote.

D – 1 – Veja, você pode abrir  o prompt no seu cliente que está marcado no seu AD para receber a regra da GPO que criamos e digitar o comando gupdate /force para forçar a atualização das políticas do controlador de domínio a que está submetido.

01_atualizando_diretiva

D – 2 – Em seguida, você pode executar o comando gpresult /r e conferir para ver se realmente o cliente Windows pegou a regra que criamos. Tem que ter algo como no quadro abaixo.

03_conferindo_diretiva_grup

D – 3 – Bem, se a GPO SET-OCS-CONFIG estiver como na figura acima, parabéns! Você realmente sabe minimamente configurar uma GPO, senão, sorry. Refaça seus passos se você não tiver tido êxito até aqui. Se você quiser conferir no Serviço do Windows se estiver lá, é bom.

04_conferindo_no_servico

D – 4 – Agora, você pode reiniciar a sua máquina para a sua estação informar ao OCS que já tem o cliente instalado assim que ela reiniciar.

03_reiniciando_o_cliente

E – Conferindo as configurações no OCS

E – 1 – Agora que você já sabe que o OCS client foi instalado com sucesso na sua estação cliente, configura no OCS Server para ver como vão as coisas por lá. Clique lá no canto superior esquerdo da tela para conferir quantos pcs estão aparecendo.

01_pos_instalacao_configs 02_conferindo_novo_computadE – 2 – Feito isso, confira se o pc é mesmo o que você instalou e pronto, tá tudo ok.

02_conferindo_novo_computad

F – E agora, vamos conferir as configurações do Xampp

F – 1 – Entrem no diretório do Xampp. Aqui, como usei a porta 83, fica algo como http://localhost:83/security e ali, verifique como estão as configurações.

01_xampp_config

F – 2 – Logo abaixo, coloque uma senha para o usuário root (pois ela não existe ainda).

02_xampp+config

F – 3 – Em seguida, entre no OCS Reports e o observe que o sistema está avisando que o script de instalação do OCS continua existindo no diretório do Apache, a base de dados chamada ocsweb ainda está com o usuário padrão de instalação e o usuário admin do OCS ainda está configurado da mesma maneira em que foi instalado. E você terá de alterar isso.

03_xampp_config

F – 4 – Primeiro, começaremos a renomear o script de instalação do OCS (ou deletá-lo), faça o quiser, mas não deixe como está. Entre no diretório ocsreports que está dentro da pasta htdocs do Xampp e renomeie o arquivo install.php para como na figura abaixo.

04_rename_install_php

F – 5 – Bem, já diminuímos uma mensagem, vamos prosseguir, altere a senha do admin do OCS dentro do aplicativo OCS Server.

05_default_login_on_databas

F – 6 – Pronto, depois de alterado, mais uma mensagem foi embora. Let’s go.

06_update_pass_admin

F – 7 – Entre no endereço onde se encontra o seu PHPMyAdmin, digitando algo como http://localhost:83/phpmyadmin no seu navegador. Clique em Privilégios e em seguida Adicionar Novo Usuário. Crie um usuário com o nome de ocsuser e no password, oquevocequiser.

07_change_pass_mysql

F – 8 – Selecione o usuário que você criou (ocsuser) e clique em editar privilégios.

08_mysql_privileges

F – 9 – Adicione privilégios no banco Banco de Dados ocsweb.

09_select_database_on_mysql

F – 10 – Marque todos os privilégios para este usuário.

10_update_privileges

F – 11 – Vá no arquivo dbconfig.inc.php que está dentro da pasta ocsreports, que está dentro da pasta htdocs do seu diretório do Xampp, abra-o e comente as linhas que definem o usuário e senha do OCS, replique-as e deixe como está na figura abaixo. Aquela senha que você colocou o que você achou melhor, vai entrar no lugar de onde está escrito minha_senha_maravilhosa. Lembrando que eu só pedi para comentar a linhas para caso der algum pau.

11_update_pass_on_ocs

F – 12 –  As linhas 26 e 27 do arquivo ocsinventory-server.conf que está dentro da pasta extra, que está dentro da pasta conf do Apache do Xampp tem que ficar da forma como está escrito abaixo. O local do arquivo (se você instalou o Xampp no C:) é C:\xampp\apache\conf\extra\ocsinventory-server.conf.

12_update_pass_on_ocs_serve

F – 13 – Feito isso, se você quiser deletar os seus usuários ocs antigos que estão dentro do PhpMyAdmin, fique à vontade. Vai, delete.

13_remove_user_default

Bem gente, acho que agora fechou.

fonte: mastigado.wordpress.com

fonte: http://tidocumentar.blogspot.com.br/2013/04/ocs-inventory-tutorial-windows.html

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

27 Responses to Mega Power Tutorial de instalação do OCS Inventory e do agente via política de grupo (GPO) no Active Directory

  1. Neuton Santana disse:

    amigo tudo bom? instalei tudo certinho, nas estações etá instalando tudo via GPO, mas nenhuma máquina aparece la no servidor, acesso via WEB e não tem nada la.. o que pode estar errado?

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Olá meu caro!
      Vamos lá!
      Você já foi em alguma estação, abriu o prompt de comando e deu um gpudate /force e depois um gpresult /r?
      Feito isso, conferiu para ver se apareceu no resultado a GPO que você criou?

      Curtir

      • Neuton Santana disse:

        Opa Bom dia;

        Sim tanto em estações XP e win7 o agente está instalado..

        Default Domain Policy
        OCS Agente
        Mapeia Drive W(TI)
        Direciona pastas
        Mapeia Drive V(Fitprod)
        ConfiguraProxy

        Curtir

  2. Neuton Santana disse:

    outro detalhe quando mando no proprio icone do ocs para ele me mostrar os resultados do inventário a tela me aparece em branco…

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Você tem firewall e anti vírus ativos em sua empresa? Se sim, já o desligou?
      E outra coisa, veja que no texto eu sugeri que você usasse uma versão abaixo do Agent (Diz uma lenda escrita num post de um fórum, que para o OCS Server reconhecer o Agent, você deve instalar sempre uma versão abaixo do Agent em referência ao OCS Server (um exemplo seria instalar o Server na versão 2.1.1 e o Agent na versão 2.0.5), você testou isso?

      Curtir

      • Neuton Santana disse:

        Obrigado por suas respostas.. isso não testei.. vou testar e posto o resultado.. obrigado.

        Curtir

    • Mastigado disse:

      Ok, pode ir postando as dúvidas aí, se eu puder responder, vou falando.

      Curtir

  3. egmtecno disse:

    uma pergunta, tem possibilidade de instalar o agente server na empresa e o agente nos clientes externos…

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Bem, sua pergunta ficou um tanto confusa, mas eu vou lhe dizer o que dá pra na empresa e que talvez lhe clareie as idéias.
      Instale o OCS Server no servidor e os agents nos pcs da empresa. Para os computadores que ficam em outros municípios, bairros ou qualquer outro lugar que não esteja dentro da sua rede, abra para fora a porta do OCS no seu roteador e na hora da instalação externa, coloque o endereço que você acessa o OSC externamente.

      Curtir

      • egmtecno disse:

        Caro colega, eu ainda.sou meio cru, no OCS, eu tenho uma empresa de TI e queria monitorar as maquinas dos cliente da empresa, so que nao achei muitos tutoriais explicando como se faz esse processo, ficaria muito agradecido se vc podece me dar uma força.

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu caro é só você instalar o OCS Server utilizando este tutorial e nas máquinas dos clientes instalar os agents, mas (como eu lhe respondi acima) para que isso aconteça você deve abrir dentro no seu roteador, a mesma porta que você utiliza para acessar o seu OCS Server pelo browser e redirecioná-la para o ip do servidor de onde está instalado o seu OCS. No tutorial que fiz, eu alterei esta porta para 83 e no tutorial expliquei como fiz isso, sendo que ela vem por padrão na 80, mas você pode usar a 80, 83, 10003, etc. Daí, quando você for instalar o agent no cliente deverá ser informado o endereço do seu servidor e a porta da sua instalação (o procedimento deverá estar igual que está no tutorial na área de configuração do agent). É bom lembrar que para informar o endereço de onde estará o seu servidor OCS externamente você deverá estar utilizando um sincronizador de ip (no-ip, dynDNS, etc) ou ter um IP fixo. Não sei se fui claro, tentei detalhar ao máximo. Se tiver mais dúvidas fique à vontade em perguntar.

        Curtir

      • egmtecno disse:

        Acho que entendi, vou fazer esse processo esse fim de semana, tendo qualquer duvida, volto aqui.
        Abraço.

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Ok. Você pode instalar o agent no cliente via Team Viewer, VNC, LogMeIn e ir dando F5 no seu servidor;

        Curtir

      • egmtecno disse:

        olha só:
        3 situações;
        1ª. fiz a instalação do agente servidor tudo certinho, criei o domínio no no-ip e apontei as portas do apache e do ftp no roteador, porem quando eu pingo as mesmas, eu não tenho respostas, o serviço carregou normalmente e não precisei alterar a porta no apache, meu ip não é fixo e minha internet é a velox. em um artigo li que a velox bloqueia a porta 80 e 8080, sinceramente não sei a veracidade dessa informação.

        2ª. na instalação do agente cliente, eu fiz a instalação alterando o endereço na parte onde pede o nome do servidor: http://meu_domínio/ocsinventory sem a porta pois não precisei alterar a porta no apache.

        3ª. fiz um teste alterando as portas de serviço pra 8181, então ficaria http://meu_dominio:8181/ocsinventory, alterei essa porta no apache e apontei no roteador,
        inverti a situação das versões, instalei a versão server mais antiga e a cliente mais nova, não obtive exito em nenhuma das etapas descritas aqui, a pergunta é: o procedimento está correto,ouve alguma parte em que não devia ser feito ou fez, em fim, gostaria mais uma vez da sua opinião a respeito.
        abraço.

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu caro, o teste é simples. Você consegue acessar no navegador do seu cliente o OCS Server? Se não, algum redirecionamento foi feito de forma incorreta, se sim, o endereço digitado na instalação do agent não está correto.

        Curtir

      • egmtecno disse:

        quando eu faço o acesso através do endereço criado, aparece uma tela de login com as seguintes informações:
        IEXPLORER
        O SERVIDOR XXXX.NO-IP.ORG EM ZXV10W300 REQUER UM NOME DE USUÁRIO E SENA

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu caro, você está fazendo cagada. Você abriu a porta 80 no seu roteador e redirecionou todas as requisições que vem de fora para dentro da sua rede para o ip do seu roteador. ZXV10W300 é o modelo do seu modem🙂. Você instalou o OCS no Windows ou Linux? Se for no Windows, confirme qual a porta que ele está usando (por padrão ele usa a 80 e no tutorial eu a alterei para 83, mas tanto faz, o que importa é a que você está usando). Depois de confirmado, vá até o computador que você instalou o OCS Server e nele, se for Windows, abra o Menu Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Firewall do Windows com Segurança Avançada > Regras de Entrada e crie 2 regras para a porta do seu OCS (se tiver dúvida como fazer isso, siga este tutorial do redirecionamento de porta do SQL Server(https://mastigado.wordpress.com/2013/02/11/adicionar-entradas-no-firewall-do-windows-7-para-se-conectar-externamente-no-sql-server-2008-r2/) e ao invés de usar a 1433, use a porta que seu OCS Server está usando). Depois, faça o teste de outra máquina da sua rede interna, abrindo o navegador e digitando http://seu_ip_do_seu_servidor_ocs:a_porta_que_ele_esta_usando/ocsreports. Se deu tudo certo, ok, você está indo bem e vá para o próximo passo, se não, você continua fazendo cagada, releia e refaça. O próximo consiste em você redirecionar a porta de entrada desejada para o IP do seu servidor que está instalado o OCS Server e não para o seu roteador, como você fez. Depois é só testar no seu cliente externo abrindo o browser e digitando http://o_seu_dominio_no_ip:a_porta_que_voce_abriu/ocsreports. Aí sim, você já vai ter a confirmação de que é possível acessar o seu OCS Server externamente, daí você só precisa configurar o seu agent com o endereço deste servidor. Se tiver alguma outra dúvida, diga aí.

        Curtir

  4. Marco disse:

    Boa tarde
    Eu fiz a instalação do OCS Server, e do OCS Agent, segui a sua recomendação e coloquei a agent em uma versão anterior, mas mesmo assim ele não envia as inforamações para o servidor, já desliguei anti virus, firewall, mas mesmo assim não funciona.
    Você tem alguma dica do que pode ser o problema ?

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Vamos lá meu caro.
      Antes de fazer a instalação completa, fiz algumas tentativas:
      – Primeiro, fiz a instalação do cliente numa máquina virtual com o agent na mesma versão e o servidor também numa VM e não funcionou.
      – Segundo, fiz a instalação do cliente numa máquina virtual com o agent na versão anterior e o servidor também numa VM, ambas sem anti vírus e funcionou. Ok então. Esta hipótese eu eliminei.
      – Terceiro, fiz a instalação do cliente numa máquina física com o agent na versão anterior e o servidor também numa máquina física ambas sem anti vírus e funcionou. Ok então. Esta hipótese eu eliminei.
      E assim por diante fui montando o ambiente em cima do mínimo necessário para eliminar situações de risco.
      Agora, eu te pergunto, você já fez o teste entre duas máquinas, uma servidor e a outra cliente, em que ambas não tenham anti vírus, com o firewall do Windows desligado e apenas ligadas uma a outra por um simples switch?

      Curtir

  5. Iwan Moreira disse:

    cara tive que trocar a porta como vc e funcionou, não entendi depois o passo 13, o xampp ja nao foi instalado com o ocs como chamo o passo 13. Obrigado

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Veja bem, separei o tutorial em 6 partes (A, B, C, D, E e F) porque existem dois tipos de instalação (uma com OCS cliente na GPO e outra sem GPO). Portanto existe um passo 13 na primeira parte que diz: “A – 13 – Após iniciar o Xampp no navegador, marque o a opção Português (Brasil) para prosseguir” e se for este passo que você se refere, verifique se você está instalando o OCS em sua máquina local. Para isso é necessário abrir o navegador e digitar http://localhost:numero_da_porta_que_voce_trocou/xampp e marcar a opção: Português (Brasil) para prosseguir, senão ao invés de localhost você deve digitar o ip do computador que instalou o Xampp. Daí você continua a configuração do OCS via navegador. Compreende o que digo? Se tiver alguma dúvida fique a vontade.

      Curtir

  6. André Luis Antunes disse:

    Bom dia,
    Tentei executar o procedimento. Logo no primeiro passo, onde acontece o erro de PERL, ele não deixa avançar conforme tuas dicas.
    Simplesmente não abre.
    Tem alguma macete a ser feito?

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Vamos lá meu caro. No primeiro passo erro do PERL? Você dá dois cliques no executável da instalação do server e dá isso? Se sim, já testou em outra máquina?

      Curtir

  7. Fernando disse:

    Segui o tutorial e funcionou perfeitamente. Estou retornando uma dica para instalação em segundo plano usando um .bat e o psexec. Requisitos:
    – O pacote do OCS precisa ser criado usando o packager, exatamente como no site.
    – O pacote do OCS deve estar na pasta c:\temp e o psexec.exe em c:\windows\system32
    Obs: Esses requisitos são na maquina de origiem (de onde serão instalados)

    Segue o bat:
    @echo off

    :inicio
    cls
    echo INSTALACAO REMOTA OCS – By Fernando Lempe
    echo.
    echo.
    choice /C 12 /M “[1] Instalar | [2] Sair ”
    IF errorlevel=2 goto 2
    IF errorlevel=1 goto 1

    :1
    cd \
    cd temp
    set /p nmaq=Nome ou IP da maquina:
    echo Aguarde….
    psexec \%nmaq% -s -c ocs.exe
    echo OK!
    pause
    goto inicio

    :2
    exit

    Parametros do psxec:
    -s -> executa como administrador
    -c -> copia o executavel para admin$ na maquina destino

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Meu caro. Muito obrigado pela contribuição.

      Curtir

  8. Igor disse:

    Galera algumas ressalvas pra quem tentou e não conseguiu:

    Quando você puxar o log e vê que o agent não está conseguindo se conectar ao servidor, tente desativar o firewall do DOMINIO ( Apenas esse estava barrando a entrada das solicitações). Após isso eu criei uma exerção no firewall liberando as portas que o XAMPP utiliza para os serviços Apache e MYSQL ( 80, 3306,21,25 e 8080). Sei que liberei portas que não são necessárias, porém isso foi apenas para teste.
    No caso da distribuição pelo AD, ele não deixou muito claro, porém no D-15 , onde você escolhe a pasta do package, ele colocou o arquivo no NETLOGON, que por padrão é uma pasta do Windows que já vem compartilhada. Caso queira colocar esse arquivo para distribuição em outro local, apenas compartilhe a pasta com acesso de leitura/escrita. ( Essa ressalva foi pra quem realmente não entende muito, pra ajudar a completar o processo).

    Muito bom o tutorial, já havia tentado no Debian, Ubuntu Server e CentOS. Decidi voltar as raízes e apostar no Windows denovo, e sorte por ter achado esse post !

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Olá Igor, bom dia e muito obrigado pelo comentário.

      Vamos lá.

      • Sobre desativar o firewall do domínio.
        Na empresa onde trabalho me perguntei várias vezes se o firewall iria atrapalhar a instalação e por isso, criei uma máquina virtual no meu pc e fiz dois testes. O primeiro instalando o OCS manualmente e vendo se a máquina era reconhecida no servidor, pois bem, passou. O segundo, foi instalando a GPO e colocando apenas o meu computador da máquina virtual na regra dela e também passou. Então percebi que o firewall não necessariamente me atrapalhou.
        Agora, eu tive uma desconfiança maior foi com o anti vírus que estava instalado nas máquinas, pois tive receio de que o agent não conseguisse enviar as informações corretas, mas também não tive problema.
        O que eu vi que dá certo é uma dica de fim de página que peguei num blog desconhecido na qual um usuário dizia que a versão do agent teria de ser sempre menor que a do server. Bem, pensei comigo: isso deve ser uma lenda urbana e não faz sentido deixar um app desatualizado por conta disso, mas no meu caso tive que usar deste artifício mesmo porque vi que firewall e anti vírus não foram o problemas que esperava tanto ter.

      • Quanto a liberação de portas
        Isso sim pode fazer sentido porque para fora da empresa estas portas estavam fechadas, daí para atender o pedido do meu chefe de adicionar máquinas externas a nossa rede, tive de abrir (apenas) a porta que foi configurada no gerenciador web que está rodando no Xampp, pois caso contrário estes computadores fora da rede não apareciam ou atualizavam lá.

      • Quanto a distribuição pela GPO
        Acredito que o passo a que você se refere é D-5 e não D-15 e sobre o arquivo estar no NETLOGON, eu não entrei em detalhes porque foi apenas porque era uma pasta compartilhada na hora que eu tive para puxar a instalação. Eu tenho consciência de que é um diretório exposto na rede, mas reitero que a intenção apenas foi porque estava em ambiente de teste e coloquei lá porque eu não sou administrador de rede e não queria alterar o ambiente da empresa, então para não mexer em nada apenas aproveitei a pasta ali na hora, mas sua ressalva é válida e é muito bom para trabalhar com segurança.

      • Quanto a distribuição
        Sinceramente eu preferia ter feito este tutorial em cima de um ambiente Linux, assim como o do Openfire, pois para mim é muito melhor de trabalhar, as coisas dependem menos de ficar abrindo e fechando telas porque eu gosto é de modo texto mesmo (veja este tutorial de instalação e configuração do Debian em modo texto que fiz recentemente: Instalação e configuração do Debian em modo texto. Lindo e maravilhoso.), mesmo onde trabalho sendo tudo Microsoft, prefiro respeitar o ambiente mesmo meu chefe liberando para eu instalar Linux por aqui dentro, pois não acho justo quebrar uma cultura que vem funcionando bem há anos.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: