Instalar Xabber(“Spark”) no Android para se conectar no Openfire


Olá pessoal!

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Vou deixar um curto tutorial para instalar o aplicativo Xabber no Android. Ele praticamente faz o mesmo papel do cliente Spark para Openfire, mas é específico para Android. Também existem uns clientes para IPhone que fazem o mesmo papel, mas eu tô procurando alguém aqui dentro da empresa para lembrar como instalar(as configurações são praticamente as mesmas, mas o app é outro).

Ah claro! É bom que você esteja integrado no AD, pois caso contrário terá de alterar algumas configurações.

A tela deverá ser como a que está abaixo.

Xabber

Eu não vou colocar screenshots de instalação porque eles já atualizaram para a versão mais nova, daí as telas são diferentes das que eu já bati a foto. Enfim, rolou uma preguiça de tirar novos screenshots.

Uma observação que devo fazer é que precisei abrir a porta 5222 no meu roteador para fora, então fica a seu critério abrir esta porta ou fazer um desvio para toda a requisição que vier de fora para dentro na porta 12345678(escolha um número de sua preferência), você redireciona internamente para a 5222 como foi feito por aqui. Mas isso quem faz é o cidadão que cuida do roteador, então ele resolve🙂.

  • 1º – Abra o Google Play;
  • 2º – Pesquise pelo aplicativo chamado xabber;
  • 3º – Instale o Xabber;
  • 4º – Abra o aplicativo;
  • 5º – Clique em Add account;
  • 6º – Deixe marcado em Account Type em XMPP;
  • 7º – Em Username, digite o seu login_de_rede@seudominio.com(pode ser o seu domínio no-ip também se você só tiver esse :p);
  • 8º – Em Password, digite a sua senha de rede;
  • 9º – Em seguida, clique no botão Add Account que está logo abaixo;
  • 10º – Depois clique no botão Menu do seu Smartphone e em seguida na opção Settings;
  • 11º – Na nova tela que se abrirá, você deverá clicar na opção XMPP accounts e em seguida clique na conta que você criou (e que está com o ícone verde do Android);
  • 12º – Aqui meu caro, você deverá colocar o número da porta que você fez o desvio em seu roteador. Procure pela opção Port e altere o número de 5222 para o número da porta que você fez o desvio ou se não fez, deixe este mesmo.
  • 13º – Mais abaixo, clique na opção TLS/SSL usage e deixe marcado a opção Legacy SSL;
  • 14º – Pronto!

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

4 Responses to Instalar Xabber(“Spark”) no Android para se conectar no Openfire

  1. Davi Nunes disse:

    Bom dia!
    Segui o tutorial tanto para instalação do Openfire no meu server quanto o de instalação do Xabber, funcionou bem, mas com uma ressalva.
    Quando o nome do meu usuário é composto não consigo logar.
    Ex: com o usuario: Carlos – Consigo logar normalmente. Com o usuario: Carlos Alberto já não consigo.
    Os usuários estão vindo do meu controlador via LDAP, será que tem alguma forma de usar usuários com nomes compostos? Ja tentei colocando aspas, aspas duplas mas não funcionou.
    Se puder me ajudar…

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Olá meu amigo.

      Eu entendi o seu caso, contudo a minha opinião a respeito desta prática de nome composto no AD é de que não é uma boa prática. Eu sempre aprendi que nomes de logins e variáveis não devem conter espaços em branco porque este espaço em branco é considerado um caractere especial e em algumas situações podem gerar este tipo de incompatibilidade.

      Para suprimir os espaços em branco, todos os gerentes de rede em lugares de onde trabalhei adotam o padrão do “.” e o resultado seria algo assim carlos.aberto e não carlos alberto como você argumentou. Eu saí de uma instituição com 15 mil funcionários que trabalhava assim e vim trabalhar em uma instituição que tem 300 funcionários que também trabalha da mesma forma. Portanto mesmo que algum cliente do Openfire tenha a opção ou aceite que você consiga se logar utilizando nomes compostos eu não recomendo essa prática.

      Agora, que você falou que está usando o Xabber, que é um cliente web, você tem que entender que na internet “não existe espaço em branco”. Como assim? Os campos textfield onde você preenche os valores são elementos da árvore do Modelo de Objetos de Documento do HTML, portanto pode ser que que o valor que está sendo enviado para o seu ad quando é logado seja algo assim: “carlos& n b s p ;alberto” porque & n b s p ; (estou tendo que escrever entres espaços porque senão você não irá conseguir enxergar o caractere no seu navegador) que é o caractere de espaço em branco. Na verdade, eu estou confundindo o cliente Xabber com o Jappix que este sim é realmente um cliente web, mas a regra vale para o primeiro pela boa prática e para o segundo vale para a política do anti espaço em branco.

      Conclusão: Converse com os usuários e refaça esta política de logins inserindo “.” ao invés de espaço em branco em todos os usuários do AD. E sim, você vai ter de ir em máquina por máquina depois copiando os documentos para a nova pasta de usuário que você irá criar.

      Curtir

      • Davi Nunes disse:

        Bom dia!
        Obrigado pela resposta e me desculpe por não ter dado um feedback antes, eu vi sua resposta no mesmo dia que vc mandou, mas a correria do dia a dia ajudou para eu esquecer de te agradecer.
        Estou seguindo sua orientação, os novos logins estou colocando com o “.” e já planejei como irei alterar os usuários já ativos. Tenho outros serviços que usa o LDAP que tenho o mesmo problema, como o GLPI.
        Mais uma vez obrigado,estou acompanhando suas postagens aqui, parabéns pela iniciativa, o conteúdo é de grande ajuda para nos que trabalhamos na área de TI.

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu amigo, sou eu quem agradeço por ter sido lhe útil. Faça isso aí que vai dar certo, falou.

        Curtir

Deixe uma resposta

