Utilizar o Debug do Android Studio num aparelho Android desconhecido


Olá pessoal!

Já faz um tempo que não posto por aqui e hoje vou deixar uma remodelada dica a respeito do que peguei neste blog sobre como colocar determinado tablet para entrar em modo debug no Android Studio.

Pois bem, o meu caso foi que precisei colocar o tablet Dell Vennue 8 para ser reconhecido no Android Studio porque só testar no meu aparelho celular não tava dando muito certo. Porém, precisei colocar também outro dispositivo desconhecido, um aparelho chamado Garmin Monterra e tive de fazer uma (pequena) alteração no procedimento ensinado pelo blog que peguei a informação.  “Mastiguei” ao máximo que pude o procedimento.

Vamos lá?

Ok!

Pré requisitos:

  • Entrar em modo desenvolvedor (vá em configurações  > sobre o dispositivo > clique 7 vezes no número de versão;
  • Verifique se o modo foi habilitado no Android;
  • Se estiver, habilite a depuração USB (em configuração>modo desenvolvedor > depuração USB);
  • No Pc, instale pelo Android SDK Manager o pacote Google USB Drivers;
  • Conecte seu dispositivo.

– Vamos até o Gerenciador de Dispositivos do Windows e localizamos o aparelho que queremos que nosso Android Studio reconheça para que possamos fazer Debug de nossas apps.

Garmin Monterra no Gerenciador de Dispositivos.

– Clicamos com o botão direito no dispositivo desejado e em seguida siga em Propriedades.

Garmin Monterra propriedades no Gerenciador de Dispositivos.

– Vá até a guia Detalhes e na caixa de Propriedade escolheremos IDs de Hardware.

ID de Hardware

– Copiamos os dois valores contidos na caixa Valor.

Valor de ID de hardware

– Na próxima estapa devemos procurar pelo arquivo android_winusb.inf e editá-lo. Em meu Windows 7 estava localizado em C:\Users\nome_do_meu_usuario\cminstaller\resources\drivers\usb_driver, mas este caminho pode variar de sistema para sistema.

Em seguida, procure a sessão onde está definida a configuração de ;Google Nexus (generic) e abaixo desta configuração (não do título da sessão) é que você deverá colocar o código parecido com o que está abaixo, porém com as informações de hardware do seu aparelho e não do meu.  Por isso lembre-se, essa aí abaixo é minha configuração e não a sua.


;Garmin Monterra
%SingleAdbInterface%     = USB_Install, USB\VID_091E&PID_2585&REV_0216&MI_01
%CompositeAdbInterface%  = USB_Install, USB\VID_091E&PID_2585&MI_01

Observe acima que existem duas variáveis (%SingleAdbInterface% e %CompositeAdbInterface%) que você terá de colocar para armazenar os valores que você copiou do seu ID de Hardware no Gerenciador de Dispositivos, na ordem que estavam. Repare bem o screenshot um pouco mais acima e o código logo abaixo dele, estão bem mastigados.

O que fazer quando você já fez este procedimento com outro dispositivo desconhecido?

Bem, quando você faz este procedimento somente em um dispositivo é tranquilo, mas quando você quer colocar um outro dispositivo desconhecido? Também é tranquilo, mas deve ser feita uma alteração no arquivo.

Repare (na figura abaixo) que já existiam duas variáveis com os mesmos nomes que usamos anteriormente (%SingleAdbInterface% e %CompositeAdbInterface%). E para resolver isso é simples, comente o código que apontava para o dispositivo que foi introduzido antes e adicione a linha que formatamos um pouco mais acima. Não se preocupe que o seu dispositivo anterior não irá perder o driver, pois ele já foi instalado no sistema operacional assim que foi dado o refresh do Gerenciador de Dispositivos.

android_winusb.inf

– Agora, volte no Gerenciador de Dispositivos, clique novamente com o botão direito no dispositivo desconhecido e em seguida em Atualizar Driver.

atualizar driver dispositivo

– Feito o procedimento acima, na caixa que se abrirá escolha o arquivo que foi inserida a informação do driver que deseja instalar.

atualizar driver de android_winusb.inf

– Aqui um detalhe importante de quando você for escolher qual será o driver utilizado. No blog que eu disse ter pegado a informação é dito que foi escolhido o driver com o nome ADB Interface e no meu caso escolhi Android Composite ADB Interface, portanto é bom que você perceba que podem ocorrer variações.

garmin novo driver

– E sim, no meio da instalação podem também acontecer avisos do Windows dizendo que não pôde verificar o driver. Sinceramente eu não tinha muito o que fazer, então deixei seguir.

driver não confiável

10º – Depois disso, clique em Fechar e finalize a instalação.

instalação driver finalizada.

11º – Quando voltar para o Gerenciador de Dispositivos pode ser que já esteja lá o dispositivo instaladinho e bonitinho ou o sistema operacional pode pedir para ser reiniciado assim como foi comigo e por aí vai. Se não funcionar de primeira refaça o procedimento com (mais) cuidado e (mais) carinho.  Outra observação que faço é que se você tiver plugado os dois dispositivos desconhecidos ao mesmo tempo, no Gerenciador de Dispositivos irá aparecer dois nomes iguais, portanto não temas.

dispositivo desconhecido reconhecido.

12º – E por fim, abra o Android Studio, ligue o Debug ou dê o Run. Eu pluguei os dois dispositivos desconhecidos (agora reconhecidos) para que todos vejam que não importa o número de dispositivos que você coloque, ele irá reconhecer todos após ter feito o procedimento correto.

garmin monterra on androi studio

Moral da história

Se você comprou aquele celular chinês de marca Android e quer usá-lo no Android Studio não temas! Existe uma esperança.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

E claro, mais uma vez não poderia deixar de citar a fonte que inspirou este post:

fonte: http://cadnunsdimirdev.blogspot.com.br/2015/03/como-usar-seu-dell-venue-8-paratestar.html

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: