Instalar client web Jappix no OpenFire para bater papo usando o navegador


Olá Pessoal!

Tenho visto que muita gente tem entrado aqui atrás de instalação de servidor OpenFire e por isso, decidi postar mais uma coisa relacionada ao assunto. Pois bem, hoje vamos instalar um complemento bem legal para bater papo utilizando o navegador, que para alguns pode não ser mil maravilhas, mas para mim é show de bola! Quando li no blog do Mundo Open Source não achei que fosse tão legal.

fonte: https://mastigado.wordpress.com

O nome do plugin é Jappix e pode ser acoplado no OpenFire de maneira bem simples. O link que usei para baixar o plugin do Jappix foi este abaixo.

http://community.igniterealtime.org/docs/DOC-2195

Mas você também tem material aqui:

Se você já tiver feito a integração no AD, melhor ainda, pois ele já puxa os grupos todos numa boa e você não precisa configurar nada.

Bem, para colocar o bicho para funcionar:

– Baixe o plugin neste link http://code.google.com/p/openfire-jappix/downloads/list;

– Em seguida, instale-o no servidor OpenFire. Ele vem em um pacote .war e apesar de o local para upload de plugins só receber .jar, instale o .war como você faria se fosse um .jar que vai rolar também;

Plugin Jappix na lista de plugins do OpenFire.

Plugin Jappix na lista de plugins do OpenFire.

– Após a instalação, reinicie seu plugin ou seu OpenFire caso precisar. Para entrar na aplicação a regra é acessar no browser o endereço http://nome_do_seu_servidor:7070/jappix e pronto. É bom lembrar que você deve escolher a linguagem antes de usar, caso contrário terá de usar a que vem pro padrão, ou seja, english.

Endereço do Jappix no navegador.

Endereço do Jappix no navegador.

– Agora é só se logar na tela de login. Óbvio não?

Tela de login do Jappix.

Tela de login do Jappix.

Bom, acho interessante este plugin porque tem muita gente por aí que em sua empresa:

  • Tem computadores velhos que não tem gás para se instalar um client Spark;
  • Que não tem ip fixo e com este módulo web podem inclusive utilizar para que os funcionários de suas filiais acessem usando um sicronizador de ip com um devido desvio de portas configurado no roteador;
Bate papo usando Jappix na web.

Bate papo usando Jappix na web.

Sobre redirecionamento de porta para este serviço

Quando você você instala o Jappix, toda a vez que digita http://ip_do_seu_servidor_da_rede_interna:7070/jappix o navegador te redireciona para página principal do Jappix, porém quando você está sob um firewall e quer disponibilizar o serviço do Jappix para a internet surge um pequeno incômodo: só será possível fazer um redirecionamento para este serviço através de uma porta. E convenhamos, redirecionamentos no firewall são feitos de porta externa para porta interna e não de porta externa para URL, pois vejam bem, seu eu disser para o meu firewall que toda a requisição externa que chegar (por exemplo) na porta 14500 deverá ser redirecionada para o endereço http://ip_do_seu_servidor_da_rede_interna:7070/jappix não vai funcionar. Não irá funcionar porque este “/jappix” não tem nada a haver com número de ip e porta e sim com URL e a gente sabe que firewall só redireciona requisição para ip e porta! Por isso, vou deixar uma dica aqui para resolver este problema.

Você deve ir na pasta onde está instalado o Openfire e provavelmente no local onde ele faz esta “ponte” com a URL do Jappix. Veja bem, não é no diretório de instalação do Jappix e sim neste diretório abaixo:

C:\Program Files (x86)\Openfire\resources\spank

E aí você renomeia o arquivo index.html para index.old.html, cria um novo arquivo chamado index.html e coloca o conteúdo abaixo lá dentro:


<script>document.location.href="http://seu_ip_da_rede_externa:10007/jappix/?l=pt-BR";</script>

E pronto! Quando a requisição cair no diretório raiz de onde aponta a porta 7070 ele vai completar com o endereço acima.

Putz…essa dica foi bem mastigada hein? Não foi não? Claro que foi!

E esse aqui é o link do plugin antigo do Jappix que eu ainda utilizo. O palha é que ele é antigo, mas no Openfire 3.7.1 funciona.

Ah! Se quiserem testar outro client para web, vocês podem testar o Candy(http://community.igniterealtime.org/blogs/ignite/2012/05/16/candy-plugin-for-openfire), pois parece ser interessante também.

Bem, agora é só curtir. :-l

fonte: https://mastigado.wordpress.com

Sobre Mastigado
Sou um daqueles que precisa mudar o mundo.

53 Responses to Instalar client web Jappix no OpenFire para bater papo usando o navegador

  1. Fernando disse:

    Boa tarde, gostaria de um suporte, pois crio o usuario normal na instalaçao do Jappix mais o mesmo da erro de autenticação, e não consigo nem entrar no gerenciamento dele! poderia me dar uma luz?

    Curtir

    • mastigado disse:

      Olá, boa tarde.
      Você integrou o seu OpenFire no Active Directory? Se sim, você nem precisa criar usuários, pois só basta digitar o login e senha. Agora, se você não integrou, eu suponho que estes usuários devem ser criados no OpenFire, pois originalmente o próprio Jappix é um servidor de mensagens e isto você pode conferir neste site https://project.jappix.com.
      Já o que proponho no post é utilizar o Jappix como cliente do OpenFire, e por isso imagino que você não deveria mesmo poder criar usuários nele. O que acho que deve estar lhe causando confusão é o fato da interface tanto para o cliente do Openfire quanto para a versão servidor do Jappix serem as mesmas, mas no meu, que é integrado no AD, toda a vez em que clico em Registrar já exibe a mensagem “Esta ferramenta foi desativada. Você não pode usá-la!”, portanto não tem mistério.
      Se ainda existir dúvida, posta aí que eu mastigo.

      Curtir

      • Fernando disse:

        Seguinte, na verdade gostaria de usa-lo com autenticação anônima, mais mesmo ativando essas opçoes no Openfire nao consigo acessar anonimamente, fala que a ferramenta esta desabilitada, e o Openfire não está integrado com o AD, essa seria minha principal duvida, e o também o registrar não da certo, fala também que a ferramenta está desativada. e muito obrigado pela resposta!

        Curtir

      • mastigado disse:

        Bem amigo, acredito que não seja possível a autenticação anônima e por isso entendo que talvez você precise de um servidor de chat, pois este tipo de modalidade costuma não permitir com tanta rigidez a ação do registro para se logar, basta ver como funciona o chat do Terra por exemplo. Pesquisei no Google pelo termo chat download e encontrei um neste link http://www.baixaki.com.br/download/intranet-chat.htm, depois por chat server download e vi este http://www.realchat.com/download.php, mas existem muitos outros, e apesar do Spark acessando o servidor Openfire permitir que se utilize uma sala de bate papo(chat), este não é o seu foco e sim ser um cliente de mensagens instantâneas individuais, assim como o Skype e o já falecido Windows Live Messenger(por isso a necessidade de se registrar). E o que quero dizer com isso é que o plugin do Jappix para o Openfire segue a mesma lógica do Spark, só que com o diferencial que é utilizar-se do browser.
        Como havia dito na resposta anterior, talvez a instalação do Jappix puro, apenas como servidor e sem ser plugin, permita este tipo de não-autenticação de login.

        Curtir

  2. Bom dia.

    Fiz a instalação e deu tudo certinho.

    Mas não está logando, tem que fazer alguam configuração para buscar os usuarios do openfire?

    Abraços

    Curtir

    • mastigado disse:

      Olá, bom dia!

      A única coisa que fiz foi instalá-lo como descrevi e mais nada, só abri a página e ele já logou de cara, mas claro, fiz a integração com o AD antes, você fez?

      Curtir

  3. Então é que eu nao fiz a integração com o AD, só fiz a instalação. Após a instalação tem uns passos a serem executados pela web, oque tem que deixar marcado lá?

    Eu deixei tudo padrão.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Bem, como já faz um “tempinho” que integrei o Openfire aqui no meu serviço, vou ter de fazer um tutorial de como instalá-lo sem integração no AD para “clarear” as idéias. Você cadastrou os usuários em seu determinados grupos dentro do Openfire? Digo isso porque quando cheguei aqui na empresa eles faziam isso antes de me pediram para intregrar no AD e quando integrei, só tive de selecionar os usuários do AD e colocá-los em determinados grupos.

      Curtir

      • alcir disse:

        Favor me falar se sabe como fazer sem a integração do AD, eu preciso do Jappix mais não uso o Ad na empresa… precisando muito disto para finalizar este trabalho…

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu caro, eu não testei ainda sem integração no ad, pois não tive tempo, mas eu sei que ele funciona sim.

        Curtir

  4. login falhou, alguém ja passou por isso.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Você está utilizando sem integrá-lo no AD?

      Curtir

  5. Boa Noite Mastigado,

    Eu instalei o openfire sem o banco de dados mysql(escolhi a opção interno) e criei dois usuarios que conversam normalmente pelo aplicativo spark,porém meu chefe quer que os usuarios loguem pela net,por isso instalei o plugin zappix. Qunado coloco no navegador: 192.168.252.6:7070/zappix , ele começa pedir umas informações que não sei como devo configurar então deixei padrão.No entanto devido a isso quando termina todos os passos de configuração do zappix ele pede usuario e senha.Pois bem, coloco o usuario e senha que criei no openfire mas ele da “erro de autenticação”.Será que poderia me ajudar,pois é pra reuniões internas da empresa.Caso precisar mandar algum tutorial por e-mail,meu e-mail é: nandowloude15@hotmail.com;

    Obrigado.

    Curtir

  6. Boa Noite,

    Eu instalei o openfire sem o banco de dados mysql(escolhi a opção interno) e criei dois usuarios que conversam normalmente pelo aplicativo spark,porém meu chefe quer que os usuarios loguem pela net,por isso instalei o plugin zappix. Qunado coloco no navegador: 192.168.252.6:7070/zappix , ele começa pedir umas informações que não sei como devo configurar então deixei padrão.No entanto devido a isso quando termina todos os passos de configuração do zappix ele pede usuario e senha.Pois bem, coloco o usuario e senha que criei no openfire mas ele da “erro de autenticação”.Será que poderia me ajudar,pois é pra reuniões internas da empresa.Caso precisar mandar algum tutorial por e-mail,meu e-mail é: nandowloude15@hotmail.com;

    Obrigado.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Caríssimo,

      Você intregou seu Openfire no AD? Tudo fica bem mais fácil se for assim.

      Curtir

  7. Não…Não… a gente não trabalha com o AD aqui.Eu só preciso que o openfire envie os usuarios para o jappix.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Mas vamos lá. O seu Spark está funcionando corretamente? Você configurou os grupos de acesso no seu OpenFire?

      Curtir

      • configurei sim. No spark funciona normal.Somente no jappix que não.

        Curtir

  8. Então.Fala a verdade eu não criei grupos,mas sim usuários.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Quando você vai se logar, você coloca o nome @ nome_do_seu_servidor?

      Curtir

  9. Então se voce tive um e-mail para mim mandar os print era melhor mas respondendo sua pergunta quando entra no jappix ele pede dessa maneira:

    usuario teste,por exemplo.

    usuario:teste@192.168.252.6
    senha: xxxxx

    Curtir

    • mastigado disse:

      Vamos lá meu amigo.
      Eu não testei o Jappix sem integração no AD, pois ainda farei esta implementação, mas imagino que não mude muito. Porém, mesmo sabendo que o ip aponta para um determinado host, tente colocar o nome do servidor que está instalado o OpenFire, ao invés dele, pois é assim que funciona aqui. Ah, eu também criei os grupos no OpenFire, neste blog há um tutorial de como fazer isso.

      Curtir

  10. Aonde que eu consigo mudar o ip do servidor para um nome qualquer? Pode ser qualquer nome certo?

    Curtir

    • mastigado disse:

      Não. Você está usando um servidor Linux ou Windows? Se for Windows, ele tem nome.

      Curtir

      • Entendi.tem um nome sim mas não consegui achar aonde muda.Voce nao teria um tutorial,algo mais visual de configuração para me ajudar?

        Curtir

  11. Mas mastigado eu poderia usar o candy também mas quando eu instalo e acsso 7070/candy
    ele coloca candy/example/index.html e nao sai disso… se voce tiver uma soluçao pro candy .. já esta ótimo.

    Curtir

  12. Consegui fazer com o jappix mastigado.Obrigado

    Se alguém tiver tendo algum problema estou a disposição.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Pô, posta aí o que você fez. O que você alterou, mudou alguma coisa do que falei?

      Curtir

      • Então mastigado e toda Galera que teve esse problema.Eu notei que teve um comentário nesse post aonde um membro disse que deixou tudo pardrão mas na verdade você tem que por assim dizer mostrar ao jappix que você tem um servidor XMPP.

        Enfim vamos ao que interessa.Primeiramente eu criei um grupo chamado “pubsub” visto quer em certa parte da configuração ele mostra quais grupos o jappix irá enxergar(pubsub.jappix .. senao me engano).Outra modificação e trocar o ip do servidor que mostra quando esta configurando o jappix para o nome do servidor escolhido que voce pode ver na página principal do openfire. e Por fim voce vai encontrar algo do tipo: http://jappix.com/ e http://jappix.com/7070 . Troque essa url para o camiho do seu servidor que no meu caso foi: http://teste/ e http://teste/7070. Qualquer dúvida estou a diposição. Desculpe não falar as partes das modificações com precisão.Acontece que não to na frente do servidor agora. Obrigado pela ajuda Mastigado.

        Curtir

      • mastigado disse:

        Obrigado você meu amigo, por compartilhar seu conhecimento. Valeu.

        Curtir

      • Mastigado eu desliguei meu note aonde tinha ionstalado o openfire e quando inicio o servidor ele não acessa e mostra esse erro: log4j:ERROR setFile(null,true) call failed.
        java.io.FileNotFoundException:C:\Program Files (x86)\Openfire\bin\..\logs\debug.log (Acesso negado)

        Voce saberia me dizer o que é?

        Curtir

      • mastigado disse:

        Você leu o conteúdo deste log: C:\Program Files (x86)\Openfire\bin\..\logs\debug.log?

        Curtir

      • Sim,mas não consegui identificar nada

        Curtir

      • mastigado disse:

        Olha só meu amigo.
        Você usa o seu notebook como servidor do OpenFire? Você utilizar o próprio banco de dados do OpenFire? Se sim, talvez ele tenha corrompido(deixei um link no tutorial de instalação do Openfire de como resolver isso, se for o caso).

        Curtir

      • Sim.porque to testando antes de aplicar no servidor.

        Curtir

  13. José Antonio de Sousa Borges disse:

    Ola parceiro estou com o mesmo problema que vc teve fernando .Com o jappix instalado na hora da autenticação ele da falha .Já criei o grupo informado por vc . e nada uso o openfire sem autenticação no AD. Favor podem me Ajudar?

    Curtir

    • mastigado disse:

      Mas acho que sem integração no AD não é preciso criar grupos. O caso do usuário acima é que ele queria fazer autenticação anônima e isso eu acredito não ser possível. Na hora de se logar você digitou “nome_do_usuário@nome_do_servidor” ?

      Curtir

      • José Antonio de Sousa Borges disse:

        No caso na hora de login aparece o ip do servidor não o nome :
        “usuario@ip do servidor”

        Curtir

      • mastigado disse:

        Meu caro, estou com dúvida em como te orientar.
        Você já tentou a dica do Fernando neste comentário?
        https://mastigado.wordpress.com/2013/01/08/instalar-client-web-jappix-no-openfire-para-bater-papo-usando-o-navegador/#comment-1615

        Curtir

  14. José Antonio de Sousa Borges disse:

    Consegui resolver meu problema . Era na propria instalação do openfire que define o nome do servidor e colocava como padrão como por exemplo Dominio = servidor deixava padrão porém o correto era colocar o dominio que iria ficar o openfire para que o jappix exergasse as contas dos usuarios.

    Curtir

    • mastigado disse:

      Pô meu amigo, que bom.
      Eu não tive problema em instalar o Jappix depois de seguir o tutorial de instalação que fiz. Acredito que se você seguiu do jeito que está lá, dá certo.

      Curtir

  15. Estou com uma duvida referente ao jappix como faço para fazer video conferencia?

    Curtir

    • mastigado disse:

      Putz!
      Nem sei se isso funciona, até porque já li que o Jappix é meio beta.

      Curtir

  16. Antonio disse:

    Bom dia.
    Instalei o Jappix e funcionou normal com openfire integrado com AD.
    Só gostaria de saber se tem como ordenar a lista dos grupos que apresentam no Jappix?
    Obrigado

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Caríssimo, acredito que não, pois esta lista vem do jeito que está no AD(por ordem alfabética).
      Lembrando que esta versão do Jappix é beta(ou alpha), sei lá, mas acho que pode existir uma paga com mais recursos(https://jappix.net/).

      Curtir

  17. Fernando carvalho, nao consegui entender seu post, poderia ser mais claro, pois nao entendi onde mudarei minha configuração url(http:nome_do_servidor/), e o grupo voce criou no openfire ou no parametro de grupo no proprio jappix????

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Olá meu caro, vamos lá.

      nao entendi onde mudarei minha configuração url(http:nome_do_servidor/)
      Você não mudará nada (eu nem disse para mudar). Vou repetir o que está no post: “a regra é acessar no browser o endereço http://nome_do_seu_servidor:7070/jappix e pronto”. É só seguir os passos da instalação do plugin, baixar, instalar no Openfire e acessar e olhe que nem disse configurar.

      e o grupo voce criou no openfire ou no parametro de grupo no proprio jappix????
      Bem, não entendi direito esta pergunta, mas vou tentar explicar o que fiz. Este é um plugin para troca de mensagens via web e para instalá-lo no Openfire sem ter de configurar nada, eu tomei por base de que já deixei o Openfire integrado no Active Directory anteriormente. Eu não preciso criar grupos ou parâmetro algum se os passos do link https://mastigado.wordpress.com/2012/11/23/instalar-e-configurar-spark-e-openfire-com-integracao-no-ad-do-windows-p/ e deste https://mastigado.wordpress.com/2013/05/21/adicionando-seus-grupos-do-ad-no-openfire/ estiverem feitos.

      Curtir

      • EVERTON disse:

        Olá mastigado,

        Bom a principio mastigado a minha pergunta era direcionada ao amigo “Fernando Carvalho”, que por se tratar da mesma circunstancia do mesmo, me deparei com duvidas na hora da parametrização no JAPPIX, nao no openfire, e por nao entender o que ele quis dizer em seu post nao consegui entender, mais resumindo eu também nao tenho um AD na minha rede o que me fez ficar em duvidas, pois tenho apenas um openfire_3.9.3 com o plugin do jappix instalado e quando acessoa a pagina web dele preciso configurar o mesmo(parametros) e nas devidas opções que surgem como apartir da pagina 4 e 5/6 do jappix(main configuration e host configurations)

        Curtir

      • Mastigado disse:

        Meu caro, para configurar sem AD eu ainda não fiz.

        Curtir

  18. Danrley Cabral disse:

    Mastigado, você não poderia configurar o Jappix sem AD e postar no Blog? Pois iria facilitar para muitas pessoas que não utilizam a integração com AD, como no meu caso, pois também estou tendo problemas para configurar essa ferramenta cliente.. Muito obrigado por suas postagens.

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Meu amigo, desculpe a demora na resposta. Eu ainda não sei quando poderei fazer este tutorial que você está pedindo porque estou muito ocupado. Geralmente coloco neste blog, posts sobre as dificuldades que encontro pela frente no dia a dia e como instalar o Jappix sem está no AD ainda não foi o caso vou deixando mais pra frente. Obrigado pela apreciação do post e te digo que assim que eu puder farei este tutô.
      Caso você eu não possa atendê-lo em tempo hábil, sugiro você se cadastrar na lista de emails do Openfire que lá poderão responder sua pergunta(http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/openfire-br).

      Curtir

  19. Vi que este post já faz algum tempo que está no ar, mas estou tendo problemas na instalação do Jappix para o Openfire. Em primeiro lugar, no site: https://project.jappix.com/ não encontrei exatamente o plugin informado. Existem downloads de versões tipo: Jappix Primo [1.1.6]. Baixe essa versão nela não tem nenhum plugin mas existem vários arquivos como estes fizessem parte de um webservice independente.

    Gostaria muito da ajuda dos colegas para identificar este plugin e o processo de instalação.

    Obs: possuo o OpenFire 4.0.1 / PostGres + Spark 2.7.5, tudo rodando perfeitamente.

    Aguardo considerações

    Curtir

    • Mastigado disse:

      Meu caro, me desculpe a demora na resposta, pois o arquivo que você busca eu só tinha aqui no serviço. Portanto, fiz um upload para você testar e ver se funciona na versão 4 do Openfire.
      É o mesmo que estou utilizando aqui.

      https://mega.nz/#!8FMQxIqA!Qsyfk8KGSjyDsGWT2CaCEJzJxNU_x9aZ6MpoCioL2Ns

      Faça o teste.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: